emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Livro sobre Goa na Biblioteca Municipal

José Graça Dias, radicado na Dagorda (Cadaval), apresentou livro “Goa – Passado, que Futuro?” na Biblioteca Municipal do Cadaval, tendo defendido o papel de Portugal no caminho para o reconhecimento da identidade goesa, pelos laços históricos entre os dois povos.

José Graça Dias, radicado na Dagorda (Cadaval), apresentou livro “Goa – Passado, que Futuro?” na Biblioteca Municipal do Cadaval, tendo defendido o papel de Portugal no caminho para o reconhecimento da identidade goesa, pelos laços históricos entre os dois povos.

Numa parceria com Elsa Rodrigues dos Santos e outros colaboradores, José Graça Dias aborda Goa – território indiano que foi português durante cerca de 450 anos e está atualmente integrado na Índia, que a anexou em 19 de dezembro de 1961, sendo estado federado desde 1 de janeiro de 1987.

A obra, com o selo da Calçada de Letras (dezembro 2012), conta com testemunhos de “amigos de Goa”, como é o caso do general Ramalho Eanes, antigo Presidente da República.

José Dias assume-se como “um português nascido em Goa”, que só em adulto viria a aprofundar os conhecimentos acerca da história da Índia e sobre a cultura hindu.

O livro defende a identidade goesa e sugere um referendo sobre a independência ou a integração de Goa na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa como membro coordenador, função que, neste momento, foi transferida para a Índia.

Últimas Notícias

Gaeiras reúne 100 artistas e cerca de 2000 presépios

De 8 a 26 de dezembro vai decorrer no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 14ª Grande Exposição de Presépios. Durante estes dias, entre as 14 e as 18 horas, poderão ser vistas as obras de 100 artistas e apreciados cerca de dois mil presépios. A diversidade dos materiais, como o barro, a casca de ovo, a madeira, o ferro, o tecido, a joalharia, a cortiça, o vidro, ou até mesmo componentes eletrónicos, constitui uma atração.

EBI Santo Onobre quer incentivar utilização da bicicleta

No âmbito do Desporto Escolar (DE), a Escola Básica de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, aderiu ao projeto “DE sobre rodas”, que consiste em recolher bicicletas que sirvam para crianças, dos 5 aos 12 anos, ainda em condições para serem usadas, mesmo que precisem de uma pequena reparação.

Campeonato de Voleibol de Veteranos arranca para o Sporting das Caldas

A equipa de veteranos masculinos de voleibol do Sporting Clube das Caldas iniciou no passado dia 3 a sua participação no 6º Campeonato de Voleibol de Veteranos – Distrito de Leiria, tendo efetuado a estreia com a equipa do Grupo Desportivo Atouguiense (Peniche), no Pavilhão Raúl Jardim Graça, em Caldas da Rainha.