emissão em direto

Maestro Victorino de Almeida nos 50 anos da Galeria Ogiva

Na tarde deste domingo foram assinalados os 50 anos da Galeria Ogiva, em Óbidos, com uma festa que contou com a participação do maestro Victorino de Almeida, bem como com o lançamento de um livro de memórias do mestre José Aurélio, fundador daquele espaço.

Na tarde deste domingo foram assinalados os 50 anos da Galeria Ogiva, em Óbidos, com uma festa que contou com a participação do maestro Victorino de Almeida, bem como com o lançamento de um livro de memórias do mestre José Aurélio, fundador daquele espaço.

A Galeria Ogiva, agora chamada de novaOgiva, é parte integrante da Rede de Museus e Galerias de Óbidos, com foco na arte contemporânea, constituindo uma aposta na expressão artística, de elevada qualidade e partindo da dinamização e recuperação de uma ideia – a descentralização da divulgação das artes – e de um espaço único.

Este espaço foi criado em Óbidos em 1970 e teve pouco mais de três anos de atividade (entre 28 de novembro de 1970 a janeiro de 1974), anos que foram, porém, de grande intensidade artística, cultural, de cidadania e de liberdade, dinamizada pelo seu fundador, o escultor José Aurélio.

Após 30 anos de indefinição e inatividade, a Galeria reabriu em 2005, como galeria municipal, reforçando os seus princípios, sendo o ponto de partida para exposições e outras manifestações culturais associadas a expressões artísticas contemporâneas.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.