emissão em direto

Magia do natal em Óbidos até 6 de janeiro

A Aldeia dos Penteadores, onde as habilidosas penteadoras Crincx transformam os looks num visual especial para o Natal, é uma das principais novidades da edição deste ano da Óbidos Vila Natal, que abriu portas na passada sexta-feira e que decorre até 6 de janeiro.

Milhares de pessoas já visitaram o recinto, na encosta do Castelo, durante o primeiro fim-de-semana em que se realizou. Para a Câmara de Óbidos não há dúvidas do impacto económico, beneficiando a economia local e a hotelaria e restauração, dos mais de 30 mil visitantes registados nos primeiros dias.

Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa, salientou o crescimento do número de visitantes ao longo das últimas edições. Ressalvou ainda “a aposta no aumento da capacidade das diferentes atividades, pensadas para diferentes idades, bem como a criação de mais espaços de lazer”.

Um dia antes do abrir de portas, a Óbidos Criativa convidou os jornalistas a conhecerem os bastidores desta produção. Depois de no ano passado terem apostado na temática dos livros de Harry Potter e da magia, em 2024 quiseram trazer de novo algo mais associado ao natal.

“O ano passado foi a edição mais visitada de sempre”, sublinhou Ricardo Duque, apesar de ter havido quem tivesse criticado o facto de o ambiente ter sido menos natalício.

São esperados agora ainda mais visitantes, cerca de 200 mil, e Ricardo Duque aconselha a que as pessoas venham durante a semana, se possível, porque é quando há menos procura. As escolas e os grupos organizados têm já muitas visitas reservadas, mais do que em anos anteriores.

Cada vez mais apostam também em atividades para serem realizadas em família, não só em workshops, mas também com arborismo, trampolins e uma discoteca.

No total, são 18 espaços diferenciados, num ano em que o evento se tornou num Reino Encantado, onde predominam os elfos e as fadas, numa ligação entre a tradição dos contos fantásticos à realidade virtual. Houve um aumento das áreas cobertas para garantir que mesmo que caia alguma chuva haja mais espaços para as pessoas poderem continuar a usufruir do evento.

A maior pista de gelo real do país (300 m2), a rampa de gelo, as oficinas criativas para os mais pequenos (Aldeia dos Penteadores e as Estufas de Inverno) e a Cabana Encantada do Pai Natal são alguns dos espaços mais visitados.

Há também dois palcos de espetáculos, onde três companhias de teatro apresentam propostas de animação criadas para este evento. Todos os dias há doze espetáculos. Há um espetáculo de artes circenses, com fogo e bolas de sabão, um programa televisivo que transmite toda a magia da aldeia dos Óbitinhos com muitas gargalhadas e uma peça de teatro com elfos e fadas, onde se encontra o verdadeiro espírito do Natal.

No total, são cerca de 200 animadores, com mais de 50 personagens diferentes, que dão vida ao cenário natalício.

Fora do recinto, destaque para a árvore de natal com 14 metros de altura que combina a estética tradicional com a diversão de um carrossel. A estrutura gira e inclui oito gôndolas com capacidade para 24 pessoas. Há também um comboio que rodopia na Estação da Praça de Santa Maria, que se transformou num pequeno cenário de brincar, evocando o imaginário infantil, que encanta os seus passageiros.

A organização prolonga o evento até 6 de janeiro de forma a atrair o público espanhol, que celebra o Dia de Reis de uma forma especial.

Últimas Notícias

“Receitas com História” recebe prémio

“Receitas com História”, um projeto do município de Óbidos orientado para a população sénior do concelho, acaba de ser distinguido com uma menção honrosa pelo “Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro”, na categoria Vida+ Aprendizagem.

Comissão de utentes transmite preocupações a secretária de Estado

A Comissão Cívica de Utentes da Unidade Local de Saúde do Oeste foi recebida no passado dia 29 pela secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, a quem transmitiu a preocupação sobre a continuidade da cirurgia da mama no hospital das Caldas da Rainha.

Atividades dinâmicas em exposição que celebra 74 anos de efervescência artística

No dia 17 de dezembro, o Centro de Artes das Caldas da Rainha abre suas portas para receber alunos de escolas locais, que terão a oportunidade de vivenciar a exposição “74 × Caldas = Uma Ideia Clara?”. A mostra, destinada a discentes do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário, presta uma homenagem à trajetória cultural e artística que consolidou as Caldas da Rainha como referência na arte contemporânea portuguesa.

Grupo de teatro organiza fados e angaria fundos

O Grupo de Teatro Gente Gira, do Cadaval, levou a efeito uma noite de fados no passado sábado, no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, naquela vila, para uma plateia de 140 pessoas e que serviu para recolha de fundos para manter ativo este grupo teatral com 30 anos, para em 2025 trabalhar na nova revista à portuguesa “Que rico 31”, a estrear em fevereiro.

Amigas realizam sonho ao abrirem ateliês de artes

Na manhã do passado domingo, a cidade das Caldas da Rainha ganhou dois novos espaços dedicados à criatividade e à expressão artística. O lançamento simultâneo de dois ateliês, fruto da parceria entre as amigas e artistas Neuza Correia e Joana Carolina, marcou um momento especial para a comunidade local com o objetivo de promover a arte e fortalecer os laços culturais.