A Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, em Caldas da Rainha, reuniu no passado dia 16 centenas de pessoas no tradicional magusto, no Centro Pastoral, atrás da Igreja Paroquial. O evento, que começou às 16h00 e se prolongou até à noite, coincidiu com a inauguração das luzes de natal da cidade, criando um ambiente de festa e comunhão.
Além das tradicionais castanhas e chouriço assado, o magusto destacou-se pela diversidade gastronómica, com petiscos como bifanas, pizzas, crepes, mini-donuts, sonhos e coscorões, além de sopas, vinho quente com canela e chocolate quente.
As iguarias foram preparadas com o objetivo de agradar a todas as idades, num momento que “reforçou os laços entre a comunidade paroquial e a cidade”.
Em simultâneo com o magusto, decorreu a iniciativa “Paróquia da Alegria”, inspirada na Cidade da Alegria das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ 2023). Este espaço permitiu que vários movimentos paroquiais apresentassem as suas atividades.
A animação ficou a cargo do grupo Musicando, composto pelo Grupo Coral e de Cavaquinhos da Universidade Sénior Rainha D. Leonor, que levou música e alegria ao encontro.
Com apenas dois meses à frente da Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, o padre João Sobreiro sublinhou a importância do magusto como um momento de fraternidade e união. “Esta é uma oportunidade para congregar toda a comunidade paroquial, num sinal de comunhão e partilha”, referiu, citando um ensinamento que aprendeu no seminário: “Não há encontro com Cristo sem experiência comunitária”.
A equipa de sacerdotes, composta ainda pelos padres João de Brito e Eduardo Gonçalves, colaborou na organização do evento, que contou também com o envolvimento dos voluntários das JMJ e do bar da paróquia.
Após a missa das 19h00, a Igreja Paroquial manteve as portas abertas.
O Magusto da Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo afirmou-se assim como uma celebração vibrante e integradora, “onde fé, gastronomia e música se uniram para celebrar a vida comunitária e a chegada do natal”, disse o pároco.