emissão em direto



Maior assistência no Centro Hospitalar do Oeste mas menos bebés

Apesar dos constrangimentos nos preenchimentos das escalas médicas, no ano passado, no Centro Hospitalar do Oeste (CHO) houve um aumento da atividade assistencial, segundo revelou a administração, mas houve menos nascimentos.

Apesar dos constrangimentos nos preenchimentos das escalas médicas, no ano passado, no Centro Hospitalar do Oeste (CHO) houve um aumento da atividade assistencial, segundo revelou a administração, mas houve menos nascimentos.

Em 2022, o CHO realizou 172.339 atendimentos nos três serviços de urgência (Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras), o que representa mais de 25% em relação ao ano anterior.

Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022 foram realizadas 160.984 consultas médicas nas unidades hospitalares do CHO, mais 4.320 (mais 2,8%) do que em 2021, e mais 14.817 (mais 9,2%) do que em 2019 (pré-pandemia).

Também as cirurgias registaram em 2022 um aumento, tendo sido realizadas 8.531, mais 1.606 (mais 23,2%) do que no ano anterior.

Foram realizadas 14.677 sessões de Hospital de Dia, mais 683 do que o ano passado, registando-se um aumento de 4,9%.

Nasceram 1.243 crianças em 2022, menos 30 do que no ano anterior.

Desde 1 de junho de 2013 que a maternidade do CHO está centralizada na unidade das Caldas da Rainha e até meados de junho de 2022 tinham sido realizados 12.435 partos, de acordo com uma informação da administração divulgada no ano passado.

O conselho de administração do CHO considera os resultados “positivos”, apontando que “traduzem uma melhoria do acesso à população servida”, ao mesmo tempo que agradece “o empenho e a dedicação dos profissionais da instituição, determinantes para o aumento da atividade assistencial”.

Constrangimentos nas Caldas

Este fim de semana a urgência geral do Hospital das Caldas da Rainha sofreu constrangimentos e demoras no atendimento, por não dispor de recursos humanos suficientes de Medicina Interna para preenchimento da escala respetiva entre as 20h de 21 de janeiro e as 08h de 22 de janeiro. A administração solicitou aos utentes para não se deslocarem à urgência sem contacto prévio com a Linha SNS 24, que disponibilizou aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.

Últimas Notícias

Massagem de flores da mata Rainha D. Leonor

Termas abrem época com novidades A época termal na vertente terapêutica da ala sul do Hospital Termal das Caldas da Rainha vai reabrir a 1 de fevereiro com muitas novidades a nível do bem-estar. O lançamento de banhos de rituais de cacau e menta, a massagem de flores da mata Rainha Dona Leonor e rituais […]

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral. Recorde-se que o espetáculo decorreu no dia 8 de outubro […]

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

V Jornadas SIPO Júnior

Entre os dias 12 a 15 de abril decorre a 5ª edição das Jornadas da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) Júnior, no Auditório Municipal de Óbidos, com master classes de piano, seminário de improvisação, concertos comentados e uma audição final dos participantes. As jornadas, que contam com o apoio da Câmara Municipal de […]