emissão em direto

Maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica está de volta

A maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica está de volta, de 28 de outubro a 5 de novembro, ao salão de exposições da Expoeste, em Caldas da Rainha. Esta terceira edição do “Caldas Fan Event”, que ocupará mais de nove mil metros quadrados e que espera atrair “cerca de 30 mil visitantes”, contará com a réplica do templo Sagrada Família, e ainda várias construções temáticas como ninjas, figuras de "Star Wars" ou uma mesa de “Lego vintage”.

A maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica está de volta, de 28 de outubro a 5 de novembro, ao salão de exposições da Expoeste, em Caldas da Rainha. Esta terceira edição do “Caldas Fan Event”, que ocupará mais de nove mil metros quadrados e que espera atrair “cerca de 30 mil visitantes”, contará com a réplica do templo Sagrada Família, e ainda várias construções temáticas como ninjas, figuras de “Star Wars” ou uma mesa de “Lego vintage”.

Este evento, que é organizado mais uma vez em parceria pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Expoeste, ADN – Agência de Comunicação Global e pelo Mundo dos Tijolos, “pretende colocar a cidade das Caldas da Rainha na rota dos amantes deste brinquedo como a “Capital das Construções em Lego”, explicou Dina Santos, da organização, na apresentação da iniciativa, no passado dia 1, nos Paços do Concelho.

Esta edição, que “pretende levar o nome da cidade mais além”, já conta com “mais de duas dezenas de construtores inscritos”, número que “poderá aumentar face à manifestação de interesse de amantes de Lego em mostrarem as suas construções”.

De acordo com a responsável, “os construtores que participam no nosso Caldas Fan Event são simplesmente pessoas que gostam de Lego, ou seja, amantes deste brinquedo, que se disponibilizam para mostrar a sua coleção particular”.

Os colecionadores participantes são de vários pontos do país, mas também do estrangeiro. É o caso Jurgen Bramigk, construtor que já participou na última edição do evento em 2019, com uma réplica da Catedral de Colónia, com mais de dois metros de comprimento, e que voltará este ano a integrar a mostra com uma réplica do templo Sagrada Família, em Barcelona.

A peça, que “será o grande destaque da edição”, tem três metros de altura, por três de largura e três de profundidade, sendo um projeto que “está a ser construído há dois anos”, em Colónia, na Alemanha, de onde será transportada “em caixas de madeira construídas pelo seu autor “, divulgou a organização.

A par desta “mega construção”, que contém centenas de milhares de peças Lego, poderão ser apreciadas “outras peças de coleções particulares”, como megacidades, cenários, monumentos, esculturas e ainda várias construções temáticas como ninjas, figuras de “Star Wars” ou uma mesa de “Lego vintage”.

Além disso “haverá construções que participaram na última edição e que foram melhoradas ao longo dos últimos quatro anos”, explicou Francisco Martins, do Mundo dos Tijolos, dando como exemplo a estação de comboios de um construtor da zona do norte do país, que “foi uma das peças mais elogiadas em 2019 e que passou dos seis para os dez metros de comprimento”. 

O certame, vocacionado para famílias, irá contar “com espaços onde as mesmas possam permanecer mais tempo”, como uma zona de convívio para os adultos e uma zona para crianças, com insufláveis, e ainda uma “playzone com centenas de peças disponíveis para criação de construções” e a realização de concursos para os participantes.

Simultaneamente haverá workshops e um espaço de animação, dinamizado pelas forças de segurança, com atividades no exterior do recinto. Tudo isto são atividades através das quais o Caldas Fan Event pretende atrair “o maior número de pessoas ao evento”, sublinhou Dina Santos, esperando que à semelhança das edições anteriores, em 2015 e 2019, o certame atinja os cerca de 30 mil visitantes.

O evento “não é só dedicado à Lego, mas também a outras vertentes que são importantes”, explicou João Carlos Costa, parceiro da organização, dando como exemplo o desenvolvimento de projetos como “a criação da primeira sala no mundo onde as crianças possam, ao longo de todo o ano, fazer construções Lego gratuitamente”.

O presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, considerou que “este é um evento que tem uma dimensão relevante, com uma participação de público e construtores bastante significativo”. Agradeceu o facto de terem escolhido a cidade para a realização da iniciativa, pois “revemo-nos num certame desta natureza, que trará visitantes ao nosso concelho”.

O Caldas Fan Event não tem qualquer apoio da marca Lego, sendo inteiramente pago por parceiros, que suportam as deslocações, alojamento e refeições dos construtores e equipas de montagem das construções, que começam a ser feitas uma semana antes da abertura da exposição. Para além das atividades na Expoeste, o evento irá promover a pintura de um graffiti na Praça 5 de Outubro, onde serão retratadas as peças da “Rota Bordaliana”, construídas em Lego e que integraram a exposição de 2019, incluindo a mensagem “Caldas da Rainha – Capital das Construções em LEGO”.

O certame, que decorrerá entre as 9h00 e as 20h00, de segunda a quinta, e sábado das 10h00 às 22h00. Os bilhetes custam três euros, havendo entrada grátis para crianças até aos quatro anos.

Últimas Notícias

Mulheres apanhadas a furtar em residência

Duas mulheres, de 23 e 24 anos, foram detidas em flagrante pela GNR por furto no interior de uma residência na localidade de São Mamede, no concelho do Bombarral, quando estavam na posse de diverso material.

Centro Hospitalar do Oeste assinalou Dia Mundial do Serviço Social

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) associou-se à comemoração do Dia Internacional do Serviço Social, assinalado em 21 de
março, dando a conhecer a sua equipa de Serviço Social, atualmente constituída por doze assistentes sociais, que são
interlocutores privilegiados entre o utente, a família, a equipa terapêutica e a comunidade.

Olho seco

“O olho seco (ou síndrome do olho seco) é uma doença oftalmológica muito frequente. É um problema muito comum, tendo
várias causas possíveis, entre as quais a exposição excessiva a ecrãs e aparelhos de ar condicionado.

Reabilitação vestibular

Se tem tonturas, vertigens, náuseas, vómitos, desequilíbrios na marcha ou problemas na visão e audição, saiba como afisioterapia pode ajudar. “Ando com imensas vertigens e má disposição…devem ser os cristais que estão desalinhados”, “sempre que me levanto dacama fico com tonturas e custa-me a andar, parece que vou cair…mas não sei porquê”, “não posso mexer […]