A partir dessa premissa, pode discutir “como é que alcançamos o bem-estar nas pessoas”, disse o professor universitário e presidente do Instituto Amaro da Costa.
Para Manuel Monteiro, é importante que as autarquias tenham noção de qual é o seu papel para o bem-estar dos seus cidadãos e não estarem mais preocupadas com outras perspetivas, nomeadamente eleitorais e financeiras.
“A vontade de querer fazer mais levou a que se estragassem muitas das caraterísticas próprias de terras portuguesas, que se descaraterizaram por completo”, comentou.
Na sua opinião, foi um erro apostar apenas na construção como lógica de desenvolvimento e querer multiplicar infraestruturas por todo o território. Deu como exemplo o caso de freguesias que fizeram questão de ter o seu próprio de campo de futebol, mesmo existindo outro bem perto.
O professor universitário falou da sua curta experiência como autarca, na Assembleia Municipal de Vieira do Minho, e de como ficou mal impressionado de como as reuniões daquele órgão municipal eram dominadas por questões pontuais levantadas pelos presidentes de junta de freguesia.
Manuel Monteiro defende mudanças ao nível da orgânica das autarquias, não só ao nível das assembleias municipais, mas também da Câmara. Para o ex-dirigente, o executivo municipal deveria emanar de uma maioria na assembleia municipal.
A sessão foi organizada pela concelhia do CDS/PP das Caldas da Rainha e contou com a presença do presidente da Câmara, Vitor Marques.
O edil caldense discursou no início da conferência, salientando a importância da discussão do tema, uma vez o Poder Local tem muito desafios e “tem sido muitas vezes maltratado pelo Poder Central e por todos os interlocutores”.
Para Vitor Marques é importante que se consiga cativar as novas gerações para fazerem parte das autarquias.
Manuel Monteiro elogiou a disponibilidade do presidente da Câmara das Caldas da Rainha para estar presente naquela conferência. “Os políticos, em geral, só falam e não ouvem, ou então só ouvem durante o período de campanha eleitoral e depois têm surpresas, porque as pessoas cansaram-se de não ter um interlocutor”, disse.
Segundo Sofia Cardoso, presidente da concelhia caldense, em ano de eleições autárquicas é importante refletir sobre as autarquias e a sua forma de funcionamento. “Queremos reforçar a importância do envolvimento do cidadão nas decisões que afetam diretamente a sua qualidade de vida”, afirmou.
A dirigente aproveitou para assinalar que em novembro deste ano faz 50 anos que o CDS/PP tem sede aberta nas Caldas da Rainha, tendo participado sempre em todos os atos eleitorais.