emissão em direto

Manuscrito histórico com preservação digital

O livro de contas das festas de Nossa Senhora do Rosário, um valioso manuscrito cujo primeiro registo data de 1828, foi submetido a um processo de preservação física e digital. Esta iniciativa, realizada a pedido da Comissão da Igreja de Santo André do Arelho, contou com o trabalho dos técnicos do Arquivo Histórico e do Gabinete de Comunicação e Imagem do Município de Óbidos.

A festa em honra da Senhora do Rosário foi uma tradição enraizada no Arelho, celebrando-se, pelo menos, desde o início do século XIX até meados do século XX. Este registo documental é um testemunho histórico da vida religiosa e comunitária da localidade, refletindo a dedicação dos seus habitantes à preservação das suas tradições.

Com a digitalização e conservação do manuscrito, garante-se não apenas a salvaguarda do documento original, mas também a sua acessibilidade para estudo e consulta no futuro.

Agora devolvido à Comissão da Igreja de Santo André do Arelho, o livro de contas representa um importante legado histórico e identitário para a comunidade local. Preservá-lo é valorizar a herança coletiva do Arelho, permitindo que as futuras gerações continuem a conhecer e a respeitar a história da sua terra.

Últimas Notícias

Amoreira celebra Dia Nacional dos Moinhos

Amoreira prepara-se para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos com um conjunto diversificado de atividades para toda a família, entre os dias 4 e 7 de abril, data em que se assinala esta efeméride.

Identificado por eliminação de resíduos a céu aberto

Um homem de 68 anos que estava a queimar resíduos a céu aberto na freguesia de Benedita foi identificado pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha, no dia 21 de março, no decorrer de uma ação de patrulhamento ambiental.