emissão em direto

Marcha contra falta de médicos de família

A inexistência de médicos de família que afeta mais de treze mil pessoas leva a Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral a realizar uma marcha em defesa da saúde no dia 16 de novembro, pelas 10h00.

A inexistência de médicos de família que afeta mais de treze mil pessoas leva a Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral a realizar uma marcha em defesa da saúde no dia 16 de novembro, pelas 10h00.

De acordo com a comissão, “a situação do Centro de Saúde do Bombarral tem vindo a agravar-se e os utentes deste concelho têm cada vez menos acesso aos cuidados de saúde primários”.

“Atualmente não existem médicos de família, o que quer dizer que mais de treze mil pessoas estão sem médico e as consultas dadas por médicos tarefeiros são muitas vezes realizadas por teleconsulta. Os serviços prestados ficam aquém dos mínimos, ficando comprometido o acompanhamento e tratamento de muitos utentes”, sublinha.

A comissão alerta que “não podemos continuar sem médicos, sem consultas, sem cuidados.  A saúde é um direito, pelo que exigimos que a atual situação se reverta”.

No ano passado foi entregue na Assembleia da República uma petição onde se reclama da falta de médicos de família e se pede respostas para a prestação dos cuidados básicos de saúde.

Foi recentemente iniciado um projeto-piloto de teleconsultas (consultas por vídeo, com médicos especialistas de medicina geral e familiar) para responder à carência de médicos de família, sendo que o Bombarral não possui há largos meses um único profissional no quadro, revelou a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).

“As consultas decorrem no Centro de Saúde, com apoio administrativo e de enfermagem, em gabinete individual, tal como aconteceria com a presença física de médico. Nestas consultas, além da avaliação da situação atual do utente, são emitidos os exames complementares considerados necessários, mediante a sua situação clínica e agendada consulta posteriormente para reavaliação pela mesma equipa, caso seja necessário”, garante a ULSO, pretendendo dar resposta à queixa de que os utentes não conseguem apresentar os exames realizados.

A concentração para a marcha é em frente ao Centro de Saúde, dirigindo-se até à Praça do Município.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.