emissão em direto

Margarida Ceramic Art é um projeto de cerâmica em evolução

Margarida Viegas tem a funcionar na Rua Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, uma loja para exposição e venda dos seus artigos cerâmicos, e que serve também de ateliê.

Margarida Viegas tem a funcionar na Rua Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, uma loja para exposição e venda dos seus artigos cerâmicos, e que serve também de ateliê.

Artista natural de Arruda dos Vinhos, achava que abrir o seu próprio espaço seria um sonho distante, mas passados cerca de vinte meses, recebe encomendas e o feedback tem sido positivo.

A jovem cresceu sob uma forte influência artística. “O meu pai sempre esteve muito ligado às artes, pintava, fazia desenho e exposições com grupos de coletivos, sempre como um hobbie. Trabalhava na informática e tinha assim dois mundos completamente diferentes”, contou.

No 10º ano frequentou a Escola Artística António Arroios, onde teve contacto pela primeira vez com a cerâmica. “Especializei-me na cerâmica no 11.º e 12.º e eu queria continuar nesta área e encontrar um sítio que me desse essa abertura”, relatou.

A licenciatura em Design de Produto, Cerâmica e Vidro na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha foi o passo seguinte e depois inscreveu-se no curso de Cerâmica Criativa do Cencal, onde teve mais 300 horas práticas, essenciais para o rumo profissional.

“Tive um estágio de dois meses, onde fui para uma aldeia de xisto na Cerdeira. Eles tem lá um programa de cerâmica com parte de cozedura a lenha, mais virada para a cerâmica japonesa, e algumas peças que eu tenho foram feitas lá”, explicou.

Terminando o estágio, Margarida Viegas sabia que queria continuar nas Caldas da Rainha, cidade que tem uma grande comunidade de artistas. Mas nunca pensou que fosse possível ter o seu próprio espaço tão cedo. “Ter o meu próprio ateliê era um sonho que eu sempre achei que fosse acontecer quando a vida estivesse mais estável”, indicou.

O espaço na rua Rua Rafael Bordalo Pinheiro apareceu em janeiro do ano passado.

Quando questionada sobre o seu estilo, responde ser mais naturalista, inspirado pela natureza ao seu redor.

“Estou a descobrir-me a e ao que eu gosto de fazer. Estou a adorar estar aqui”, manifestou, apontando ser espaço que está relativamente perto do centro da cidade, mas longe da confusão.

Margarida Viegas esteve presente no Eco-mercado, no dia 21 de setembro, o primeiro local onde expôs publicamente as suas peças.

Relativamente a planos futuros para a sua marca, Margarida Ceramic Art, adiantou que “por enquanto passa por criar o site e desenvolver coleções com uma linha mais coesa”.

É possível encontrar o catálogo completo, acompanhar as novidades e fazer encomendas pela página do Instagram @ margarida_ceramicart.

Últimas Notícias

“Peniche, Um Mar de Natal” com muita animação

“Peniche, Um Mar de Natal” é o programa de animação promovida pela Câmara Municipal de Peniche para esta época e que teve início pelas 18h00 da passada sexta-feira com a inauguração da iluminação pública de natal, na Praça Jacob Rodrigues Pereira.

Festival de sopas

A Associação Recreativa Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria, é palco da 14ª edição do Festisopa, no dia 30 de novembro, a partir das 19h30.

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).