emissão em direto

Marta Gesteiro lançou livro infantil

“Debaixo da minha almofada… ” é o nome do livro infanto-juvenil publicado recentemente pela caldense Marta Gesteiro, que procura refletir sobre o pensamento de cada um e de como os transmitir aos outros.

“Debaixo da minha almofada… ” é o nome do livro infanto-juvenil publicado recentemente pela caldense Marta Gesteiro, que procura refletir sobre o pensamento de cada um e de como os transmitir aos outros.

Natural do Nadadouro, onde ainda reside, a professora de educação especial lançou esta edição de autor de um livro que considera que também pode ser apreciado pelos adultos, para além das crianças e jovens.

Marta Gesteiro é a autora do texto e também das ilustrações, deste que é o seu primeiro livro. “Tudo começou com um desafio para um concurso na área da ilustração…que loucura! Se não sou escritora, muito menos ilustradora…mas o bichinho ficou”, contou ao JORNAL DAS CALDAS.
Embora já tivesse por hábito escrever, “com os lápis e as aguarelas o caminho é mais recente”.

O texto inicial foi criado numa noite e o primeiro rascunho passou para o papel na manhã seguinte. “As imagens foram surgindo na cabeça, ao mesmo tempo que as palavras se desenhavam no papel”, relatou. “Passar as imagens para o papel foi um ‘salto’ mais arriscado, presunçoso da minha parte, talvez. Mas a verdade é que surgiram, tive vontade de as materializar e obedeci a esta vontade”, descreveu.

O processo de edição também foi feito passo a passo. “Acabei por ir começando o projeto de forma autónoma, pesquisando, procurando soluções. A edição de autor surgiu como uma oportunidade de fazer acontecer à minha maneira, tendo um maior controlo sobre a edição”, explicou.

“Brinquei de escritora, de ilustradora, de paginadora, de promotora, de editora, mas pedi ajuda, confirmei com várias pessoas mais entendidas que eu e com outro olhar, se estava a ir no caminho certo e cheguei até aqui”, adiantou.

O livro conta a história de uma criança e dos mundos que ela encontra todas as noites quando pousa a cabeça na sua almofada.

“Uma história que nos leva a viajar, a refletir, a sonhar…surgiu da necessidade e, em simultâneo, da dificuldade que as crianças e jovens têm de falar sobre si, de procurar ajuda, ou simplesmente de encontrar alguém com tempo e disponibilidade para as ouvir, verdadeiramente”, referiu a autora.

“Vivemos tempos conturbados, em que a saúde mental e emocional estão cada vez mais postas em causa e precisam de ser olhadas e trabalhadas de forma simples, mas séria”, defende.

Marta Gesteiro é licenciada em Educação de Infância e tem um mestrado na área de Educação Especial (domínios cognitivo e motor).

A apresentação oficial do livro ainda não tem data marcada, mas deverá acontecer em dezembro.

Entretanto, o livro pode ser adquirido através das suas redes sociais (@martagesteiro ou @oslivrosdamarta). Do valor da venda do livro, um euro reverte para a Assistência Médica Internacional.

Últimas Notícias

Espetáculo reflete sobre o futuro do planeta

Rui Paixão, artista de referência internacional no teatro físico e no circo contemporâneo, traz ao público a sua mais recente criação, “Furo Lento”. O espetáculo será apresentado no dia 7 de fevereiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Colégio candidata-se a Centro Tecnológico Especializado

O Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, está a preparar uma candidatura a um Centro Tecnológico Especializado (CTE) e para que se torne viável e expressiva, tendo em conta o possível impacto para a região, está a formular protocolos com empresas e entidades empregadoras.

Encontro da Casa das Ciências

Foi anunciada a realização do X Encontro da Casa das Ciências, no Centro Cultural e de Congressos e na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, entre 14 e 16 de abril.

Jovens universitários fazem voluntariado na Foz do Arelho

A Foz do Arelho acolhe de 9 a 16 de fevereiro a Missão País, um projeto de jovens universitários (neste caso do Instituto Superior Técnico), que se desenvolve todos os anos em várias faculdades de Portugal e que consiste em aproveitar uma semana de férias que têm entre o primeiro e o segundo semestre para se virarem para aqueles que mais precisam, indo uma semana em grupos de cerca de 60 jovens para uma localidade prestar apoio social e de voluntariado que possa ser pedido.

Iniciados de Alvorninha ganham e juniores perdem

No passado domingo as equipas de futsal de iniciados e de juniores da Associação Desportiva de Alvorninha realizaram os seus jogos para o campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria. Ambas as equipas estão a lutar pelo primeiro lugar nos respetivos campeonatos.