emissão em direto

Medidas preventivas dos fogos rurais e florestais

Este ano têm havido muitos incêndios rurais e florestais no norte do distrito de Leiria, tendo a zona a sul sido um pouco mais poupada. Ainda assim têm sido registadas diversas ocorrências. As corporações do distrito têm igualmente sido chamadas para apoiar outros pontos do país afetados.

Este ano têm havido muitos incêndios rurais e florestais no norte do distrito de Leiria, tendo a zona a sul sido um pouco mais poupada. Ainda assim têm sido registadas diversas ocorrências. As corporações do distrito têm igualmente sido chamadas para apoiar outros pontos do país afetados.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, existem medidas preventivas dos fogos que devem ser cumpridas pelas populações.

É proibido fazer queimadas nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo e é proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

Não é permitido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, e deve-se evitar o uso de grades de discos.

É também proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

A evolução do perigo de incêndio para os próximos dias está disponível nos sítios da internet da ANEPC (www.prociv.pt), do IPMA (www.ipma.pt) e do ICNF (www.icnf.pt), ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos corpos de bombeiros.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.