emissão em direto

Menos tasquinhas na Expoeste devido à crise que afetou as coletividades

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha está de regresso ao pavilhão da Expoeste até ao dia 14 de agosto, depois do cancelamento em 2020 e 2021 devido à pandemia. A inauguração e abertura do certame decorreu no passado dia 5 e logo encheu de visitantes.

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha está de regresso ao pavilhão da Expoeste até ao dia 14 de agosto, depois do cancelamento em 2020 e 2021 devido à pandemia. A inauguração e abertura do certame decorreu no passado dia 5 e logo encheu de visitantes.

expotur 3
Inauguração das Tasquinhas das Caldas da Rainha

Protagonista desta edição continua a ser a gastronomia local cozinhada por mãos sabedoras e servida nas tasquinhas típicas das associações e coletividades das diversas freguesias do concelho.

Este ano estão presentes 14 tasquinhas, menos 7 do que em 2019. Isto deveu-se à crise em algumas das coletividades por causa da Covid-19. Por exemplo, as queixadas das tasquinhas das Trabalhias não estão presentes porque a associação não tem direção.

É um evento que alia a gastronomia do concelho à animação, etnografia, artesanato e ainda uma mostra do associativismo.

Em declarações à imprensa no dia da abertura oficial, o presidente da câmara disse que este regresso representa “uma oportunidade de fonte de receita” para as coletividades das Caldas, muitas delas a passarem por grandes dificuldades por causa da pandemia. “É um dos maiores eventos do nosso concelho, com um significado muito especial que junta as nossas associações culturais, desportivas, e socais e ainda as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, dando-lhes a oportunidade de se promoverem e mostrarem o que fazem”, referiu Vitor Marques.

O regresso da Expotur vai “ajudar nas dificuldades das coletividades”, afirmou o autarca.

A pandemia e o cancelamento dos eventos e do desfile do carnaval nos últimos dois anos levou a que algumas coletividades do concelho fechassem. O presidente relatou que existem “associações que encerraram e outras que têm vindo gradualmente a retomar as suas atividades e sentiram alguma insegurança de terem voluntários que conseguissem vir trabalhar porque são dez dias muito intensos que só se consegue por amor às coletividades”.

O presidente da autarquia manifestou que vão apoiar as “associações com mais dificuldades porque são muito importantes para o concelho”. 

Este ano também não está presente o Caldas Sport Clube, mas segundo o autarca não é por estar em crise mas por “se encontrar em plena atividade, com muitas equipas já em funcionamento e o esforço seria muito intenso e há alturas em que se têm que definir prioridades”. 

Vitor Marques destacou que o evento é uma “representatividade das diversas áreas do concelho das Caldas”.

Este ano a disposição do certame está diferente das edições anteriores. “Quisemos dar uma aparência diferente com o espaço central da Expoeste representado pelo artesanato, criando uma melhor harmonia e um glamour diferente”, indicou o presidente, acrescentando que as freguesias estão com uma nova apresentação, composta por várias fotografias emblemáticas. 

Este ano as Tasquinhas das Caldas da Rainha têm cerca de 1700 lugares sentados, com mais espaço entre as mesas.

O cartaz de animação traz ao palco da Expotur nomes da música portuguesa: 10 agosto – 7 Saias; 11 agosto – Saul; 12 agosto – Wanda Stuart, Mico da Câmara Pereira e Adelaide Ferreira; 13 agosto – Sons da Terra; 14 agosto – Taberna do Ti Ernesto

expotur 4
Cerca de 1700 lugares sentados
expotur 6
José Viegas com Vitor Marques

Últimas Notícias

Unidades hoteleiras nomeadas para os prémios Publituris

O The Literary Man Óbidos Hotel (categoria melhor hotel de 4 estrelas), o Rio do Prado (categoria melhor hotel de 3 estrelas) e o Royal Óbidos Spa & Golf Resort (categoria melhor campo de golfe) estão nomeados para os prémios Publituris Portugal Travel Awards – 2022, a maior distinção turística a nível nacional, cujos vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro.

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]