A governante destacou o trabalho da GNR no distrito, “assente na proximidade e interação com a população”, pelo que a celebração deste dia “é um momento de grande significado”.
O coronel Adérito Santos, responsável pelo Comando Territorial de Leiria, considerou a presença da ministra “um reconhecimento à forma abnegada, como, diariamente, os militares desta unidade cumprem a exigente missão de servir”.
O Comando Territorial de Leiria é composto por três destacamentos territoriais (Caldas da Rainha, Leiria e Pombal), um destacamento de trânsito e um destacamento de intervenção, cobrindo uma área geográfica com cerca de 311 mil habitantes.
“Ao longo do último ano, a nossa unidade, através do espírito de sacrifício, dedicação e sede de missão dos seus militares e civis, desenvolveu uma intensa atividade operacional, realizando milhares de operações e ações no âmbito do combate ao crime”, vincou o comandante.
Descrevendo de forma sintética alguns dos resultados, apontou os 16 transportes de órgãos humanos no mais curto espaço de tempo, a apreensão de cerca de 21 quilos de diversas matérias estupefaciente, a investigação de 902 inquéritos relacionados com o crime de violência doméstica, que deram origem a 51 detenções, a sinalização de 964 idosos isolados, a detenção de 26.172 condutores sob o efeito do álcool e de 346 sem carta de condução, e a realização de 42.260 sessões de sensibilização no âmbito das diversas áreas de atuação.
A detenção de 1.509 suspeitos de furtos e roubos, onde em diversos casos foram recuperados bens e devolvidos aos respetivos proprietários, a detenção de nove incendiários e a identificação de 50 suspeitos de fogo posto, foram outros números divulgados.
Aos militares, o coronel exortou para “continuarem a agir com dedicação, proficiência e determinação na resolução das situações ocorrentes do serviço, atuando de forma a fomentar a confiança, a consideração e o prestígio da instituição”.
“Reafirmo a confiança em vocês, mulheres e homens deste comando e presto-vos um sincero e sentido reconhecimento pelo serviço desenvolvido. Não posso deixar de expressar também uma palavra de agradecimento a todas as nossas famílias, muitas das vezes bem privadas da nossa companhia”, concluiu.
Foram entregues medalhas de Serviços Distintos de Segurança Pública e ainda no âmbito destas comemorações, o Teatro Eduardo Brazão acolheu, a 4 de abril, um concerto da Orquestra da GNR.