emissão em direto

Ministra elogiou trabalho da GNR no distrito

O “Dia da Unidade” do Comando Territorial de Leiria foi assinalado no dia 1 de abril no Bombarral, numa cerimónia no Pavilhão Desportivo Municipal, onde esteve a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.

A governante destacou o trabalho da GNR no distrito, “assente na proximidade e interação com a população”, pelo que a celebração deste dia “é um momento de grande significado”.

O coronel Adérito Santos, responsável pelo Comando Territorial de Leiria, considerou a presença da ministra “um reconhecimento à forma abnegada, como, diariamente, os militares desta unidade cumprem a exigente missão de servir”.

O Comando Territorial de Leiria é composto por três destacamentos territoriais (Caldas da Rainha, Leiria e Pombal), um destacamento de trânsito e um destacamento de intervenção, cobrindo uma área geográfica com cerca de 311 mil habitantes.

“Ao longo do último ano, a nossa unidade, através do espírito de sacrifício, dedicação e sede de missão dos seus militares e civis, desenvolveu uma intensa atividade operacional, realizando milhares de operações e ações no âmbito do combate ao crime”, vincou o comandante.

Descrevendo de forma sintética alguns dos resultados, apontou os 16 transportes de órgãos humanos no mais curto espaço de tempo, a apreensão de cerca de 21 quilos de diversas matérias estupefaciente, a investigação de 902 inquéritos relacionados com o crime de violência doméstica, que deram origem a 51 detenções, a sinalização de 964 idosos isolados, a detenção de 26.172 condutores sob o efeito do álcool e de 346 sem carta de condução, e a realização de 42.260 sessões de sensibilização no âmbito das diversas áreas de atuação.

A detenção de 1.509 suspeitos de furtos e roubos, onde em diversos casos foram recuperados bens e devolvidos aos respetivos proprietários, a detenção de nove incendiários e a identificação de 50 suspeitos de fogo posto, foram outros números divulgados.

Aos militares, o coronel exortou para “continuarem a agir com dedicação, proficiência e determinação na resolução das situações ocorrentes do serviço, atuando de forma a fomentar a confiança, a consideração e o prestígio da instituição”.

“Reafirmo a confiança em vocês, mulheres e homens deste comando e presto-vos um sincero e sentido reconhecimento pelo serviço desenvolvido. Não posso deixar de expressar também uma palavra de agradecimento a todas as nossas famílias, muitas das vezes bem privadas da nossa companhia”, concluiu.

Foram entregues medalhas de Serviços Distintos de Segurança Pública e ainda no âmbito destas comemorações, o Teatro Eduardo Brazão acolheu, a 4 de abril, um concerto da Orquestra da GNR.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.