emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Ministra no lançamento do “Jogo da Cooperação” no Complexo Escolar do Alvito

O “Jogo da Cooperação” é a nova ferramenta lúdica inspirada no tradicional Jogo da Glória, com vista a levar até aos mais pequenos o conceito de “cooperação”. Este jogo, que foi criado pela Confecoop – Confederação Cooperativa Portuguesa, foi apresentado no passado dia 25 no Complexo Escolar do Alvito, em Óbidos, envolvendo os alunos do 1º e 2º anos da instituição de ensino, e ainda a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Com um tabuleiro gigante colocado no pátio do complexo do Alvito, cerca de 20 crianças levaram à prática os desafios lançados pelo “Jogo da Cooperação”, que nasceu da necessidade de pôr os mais novos a pensar em cooperar.

“Nós cooperamos pouco, somos um bocado individualistas, andamos a correr atrás daquilo que nos faz falta e se chegarmos primeiro do que o outro tanto melhor”, explicou o presidente da Confecoop, Rogério Cação, referindo que é um encontro de mecanismos e caminhos que façam as crianças perceber que podem ir mais longe se colaborarem uns com os outros.

Também surgiu do facto de haver pouca gente nova no associativismo, “e se queremos inverter essa situação temos de começar nas escolas”.

Na prática, “o objetivo é colocar o ‘Jogo da Cooperação’ nas escolas e que estas os venham a utilizar”, frisou Rogério Cação, que também pretende que futuramente seja alargado para outras questões mais transversais, como de género, da inclusão, tolerância, pobreza e fome, sendo “um ponto de partida para que estas possam ser abordadas na sala de aula, com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo”.

Já a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que lançou o primeiro dado do jogo, referiu que “este momento simbólico demostra o interesse e o entusiasmo destas crianças em participar neste jogo, que é uma forma de estimular os valores da cooperação e do cooperativismo”.

Recordou que “a pandemia foi ela própria prova de que, em conjunto, fazemos muito melhor e graças ao trabalho articulado com as cooperativas, associações do setor social, segurança social e as autarquias, e só assim foi possível ultrapassar situações que nos pareciam impossíveis”.

Para Ana Mendes Godinho, “o lançamento do ‘Jogo da Cooperação’ também assinala um pouco os tempos que vivemos, que são tempos de transformação e de percebermos, como sociedade, como podemos responder de melhor forma aos grandes desafios”.

Na iniciativa também esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, que enalteceu o trabalho desenvolvido neste jogo, que “é a conceção da sociedade do futuro”, bem como Elisabete Moita, diretora distrital da Segurança Social de Leiria, Ana Luísa Pereira, da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e José Santos, diretor do agrupamento escolar.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.