emissão em direto

Ministro da Agricultura anunciou apoios a explorações afetadas pela intempérie

O ministro da Agricultura anunciou em Óbidos que foi aberta a possibilidade de apoiar as explorações que registem um prejuízo de 30% da área por parcela, para a reposição do potencial produtivo, além de um outro apoio para a perda de rendimento”, na sequência da recente intempérie que assolou a região.

De visita a diversas empresas na região oeste, José Manuel Fernandes esteve na passada quinta-feira na exploração da Anthirium4You, na Quinta do Pedegral, no Sobral da Lagoa, responsável por 80% da produção de antúrio na Península Ibérica e que registou prejuízos a rondar os 190 mil euros.

O membro do governo manifestou ainda disponibilidade para encontrar formas de apoiar os produtores afetados, em conjunto com a União Europeia, para “conseguir ter seguros a preços mais acessíveis e adequados” para os produtores.

O presidente do Município de Óbidos manifestou-se “solidário” para com as empresas agrícolas afetadas pelo mau tempo e fez questão de agradecer “o olhar atento” do ministro. “Este sentido de proximidade para com os produtores afetados é revelador da sensibilidade do governo para um setor tantas vezes desvalorizado e que é absolutamente vital para o futuro de um país que se quer sustentável e amigo do ambiente”, declarou Filipe Daniel.

Com duas décadas e meia de atividade no concelho de Óbidos, a Anthirium4You produz cerca de 500 mil flores de antúrio por ano, em mais de 40 cores, destinadas a mercados externos, como Espanha, França, Bélgica e Alemanha. A empresa tem uma área instalada de 39 mil metros quadrados de estufas e está a desenvolver um projeto de alargamento de mais 11 mil metros quadrados. Emprega uma equipa de 12 pessoas e é a única exploração no país com iluminação artificial, com o intuito de recriar o clima da Amazónia, região onde os antúrios se desenvolvem de forma natural.

Últimas Notícias

Esforços para atrair produções cinematográficas para o Oeste

A região Oeste está cada vez mais próxima de se tornar um destino de referência para produções audiovisuais. No dia 12 de março, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Centro de Portugal Film Commission (CPFC) e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), que integra 12 municípios da região Centro de Portugal.

Agenda N’Oeste divulga eventos

A ampla oferta do Oeste na área da cultura, lazer e desporto está concentrada no portal N’Oeste, que ajuda aqueles que vivem, visitam ou trabalham na região a fazer as melhores escolhas.

InLove rumo a uma década a vestir e inspirar mulheres

Nas Caldas da Rainha, um espaço dedicado à elegância e à criatividade tem conquistado cada vez mais admiradoras. A loja InLove, da caldense Filipa Oliveira, Rua Capitão Filipe de Sousa, é um espaço para quem procura peças de vestuário diferentes e sofisticadas.

Laboratório científico de chocolate no Festival de Óbidos

Este ano, a edição tem como tema a Ciência e o projeto desenvolvido pelos mestres chocolateiros que fazem esculturas para o festival foi um laboratório “100% em chocolate, inspirado nas décadas de 70 e 80, trazendo o máximo de realismo e detalhes”, revelaram Abner Ivan e Natália Marinho. A estrutura tem aproximadamente duas toneladas de […]