emissão em direto

Ministro da Cultura visitou Teatro da Rainha e Osso Coletivo

No âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, que trouxe o governo ao distrito de Leiria durante dois dias, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou, a 20 de setembro, as instalações do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, e da associação Osso Coletivo, em São Gregório.

No âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, que trouxe o governo ao distrito de Leiria durante dois dias, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou, a 20 de setembro, as instalações do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, e da associação Osso Coletivo, em São Gregório.

Estas associações foram escolhidas porque ambas receberam verbas do Programa de Apoio Sustentado 2023-2026, da Direcção-Geral das Artes.

Acompanhado pelos autarcas locais, mas também por Susana Menezes, da Direção Regional de Cultura do Centro, e do diretor geral das Artes, Américo Rodrigues, o governante pôde conhecer o trabalho destas duas entidades.

A visita começou na sala Estúdio do Teatro da Rainha, onde decorria um ensaio de “Antigonick”, peça de Anne Carson com estreia agendada para novembro. Nessa altura, o ministro teve a oportunidade de assistir não só a uns minutos de ensaio, como de conhecer parte da equipa.

Fernando Mora Ramos, diretor do Teatro da Rainha, descreveu o historial desta entidade, referindo também os princípios gerais do Centro de Experimentação Dramática e de Formação que querem desenvolver, com a promoção de várias oficinas teatrais, de dramaturgia e literárias.

Foi ainda apresentada ao governante a maqueta do edifício sede do Teatro da Rainha, projetado para a Praça da Universidade e cujas obras de construção se encontram suspensas.

Em São Gregório o ministro conheceu também as atividades da associação Osso Coletivo, nomeadamente as suas residências artísticas e outros projetos culturais, nos quais têm trabalhado com a comunidade local.

Há cinco anos naquela aldeia do concelho das Caldas, a associação tem vindo a ter um trabalho intenso com a escola e as crianças que participam em várias oficinas transdisciplinares.

Para o ministro, “é fundamental realizar este género de visitas para tomar conhecimento da realidade das entidades que são financiadas no âmbito dos apoios sustentados à arte”, até porque “houve um crescimento do financiamento bastante significativo”.

Segundo Pedro Adão e Silva, “estas duas entidades caldenses triplicaram o montante de financiamento face ao ciclo anterior”. Por isso, preocupou-se em saber quais os novos postos de trabalho que foram criados na sequência do aumento das verbas. “Pretendemos criar estabilidade no âmbito das relações laborais”, adiantou.

Últimas Notícias

Presidente da República em Óbidos para evocar encontro de capitães

A Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril evoca nesta sexta-feira em Óbidos, na Casa da Música, o cinquentenário do encontro de 180 capitães na vila, a 1 de dezembro de 1973, que foi determinante para a organização do Movimento das Forças Armadas e acabaria por, em poucos meses, conduzir à decisão de derrubar o regime. 

Exposição de artes e ofícios em A-dos-Negros

A “A de Artes”, a Exposição de Artes e Ofícios de A-dos-Negros, vai realizar-se no dia 10 de dezembro no Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros (GDRAN), com uma mostra para valorizar as artes, o artesanato e os criadores de várias gerações da freguesia do concelho de Óbidos.

Mercado de Natal em Olho Marinho

A Junta de Freguesia de Olho Marinho, com a participação das associações locais, realiza a 2ª edição do Mercado de Natal, nos dias 16 e 17 de dezembro.

Detidos por tráfico de estupefacientes

A GNR da Benedita deteve um homem de 40 anos por tráfico de estupefacientes, tendo descoberto na sua posse 0,15 gramas de cocaína e 95 doses de canábis.