emissão em direto

Montepio nos órgãos sociais da Associação Nacional dos Cuidados Continuados

A associação mutualista caldense Montepio Rainha D. Leonor passou a integrar os órgãos sociais da Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC).

A associação mutualista caldense Montepio Rainha D. Leonor passou a integrar os órgãos sociais da Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC).

O cargo de vogal da mesa da assembleia geral será assumido em representação por Paulo Ribeiro, membro do conselho de administração do Montepio.

Da ANCC fazem parte diversas organizações, refletindo assim as diferentes formas jurídicas dos prestadores da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI): Instituições particulares de solidariedade social, cooperativas, mutualidades, associações, fundações e entidades privadas com fins lucrativos. 

Criada em 2006, os objetivos da RNCCI passam pela prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Os cuidados continuados integrados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.

A Unidade de Convalescença do Montepio, a funcionar desde 2008, dispõe de doze camas protocoladas com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e está localizada no 2º piso da Casa de Saúde.

A ANCC, que tem centrado a sua ação no problema do sub-financiamento das Unidades de Cuidados Continuados, situação que tem levado ao encerramento de diversas unidades por todo o país, está neste momento a promover um estudo de âmbito nacional, realizado pela Faculdade de Economia do Porto, de forma a aferir o custo médio diário por cada utente, que servirá de suporte ao reivindicado.

Últimas Notícias

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]

Autarcas pedem levantamento de interdição da “toneira” na Lagoa

Reuniram no passado dia 22, com caráter de urgência, nos Paços do Concelho, em Óbidos, os presidentes da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e das Caldas da Rainha, Vítor Marques, e da Junta de Freguesia do Vau, Frederico Lopes, com a secretária de Estado das Pescas, Agricultura e Alimentação, Teresa Coelho, com o intuito de manifestar a preocupação referente à Portaria número 238/2022, de 15 de setembro, que aprova as normas reguladoras do exercício da pesca comercial nas águas interiores não marítimas na Lagoa de Óbidos.