“A nossa missão enquanto instituição de solidariedade social passa por apoiar projetos que promovam o conforto e o bem-estar das pessoas”, explica Paulo Ribeiro, presidente do conselho de administração do MRDL. Para o responsável, esta colaboração é um contributo decisivo para reforçar a qualidade e humanização dos cuidados prestados na MAC.
A iniciativa resulta de um convite dirigido por Alexandra Queirós, médica obstetra da MAC, à técnica especializada Cátia Cabaceira Pereira, responsável pela Sala Snoezelen do MRDL e que assegura a consultoria e formação às equipas clínicas, adaptando esta metodologia inovadora ao contexto obstétrico hospitalar.
Arrancou nesta segunda-feira, na MAC, a primeira sessão de formação intitulada “O conceito de terapia Snoezelen aplicado à grávida/casal em trabalho de parto”. O curso tem na comissão científica a médica obstetra Alexandra Queirós, a técnica Cátia Cabaceira Pereira, a psicóloga especializada em parentalidade e musicoterapia Maria Eduarda Carvalho e a enfermeira Leonor Gonçalves, com especialização em luto pré-natal e fundadora da associação ‘Pais Coragem’.
Durante a formação, médicos e enfermeiros da MAC terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre estimulação multissensorial controlada, utilização de música e vocalizações durante o parto, gestão emocional em contexto de luto perinatal e implementação prática da abordagem Snoezelen no trabalho de parto.
“A utilização da abordagem Snoezelen permite criar um ambiente mais tranquilo, proporcionando conforto físico e emocional às parturientes e aos seus acompanhantes”, destaca Cátia Cabaceira Pereira. A técnica acrescenta ainda que estas iniciativas reforçam a humanização dos cuidados de saúde, promovendo uma experiência positiva durante o parto.