emissão em direto

Montepio Rainha D. Leonor implementou Plano de Poupança Energética

O Conselho de Administração do Montepio Rainha Dona Leonor implementou a partir deste mês um Plano de Poupança Energética e Hídrica, na instituição, que engloba medidas que pretendem reduzir o consumo energético da instituição em cerca de 7,5%.

O Conselho de Administração do Montepio Rainha Dona Leonor implementou a partir deste mês um Plano de Poupança Energética e Hídrica, na instituição, que engloba medidas que pretendem reduzir o consumo energético da instituição em cerca de 7,5%.

O plano, que seguirá uma metodologia de progressão baseada no custo e benefício de cada uma das medidas, prevê, entre outras, a instalação de sensores de movimento, o desligar de luzes não essenciais nas fachadas de todas as valências da instituição, como Casa de Saúde, Lar, Condomínio Residencial, instalações na Rua Columbano Bordalo Pinheiro a partir das 20h ou das 22h, desativação do sistema de rega do edifício da rua Columbano Bordalo Pinheiro e determinação de temperatura mínima e máxima de aquecimento e arrefecimento no condomínio, lar e casa de saúde.

Na lavandaria, entre outras medidas, será reavaliada a temperatura dos programas de lavagem e secagem, otimizado o uso das máquinas na capacidade máxima, programado o funcionamento de calandra, e substituídos os secadores a gás por elétricos.

Também se prevê a substituição na frota de dois veículos a combustão por dois elétricos, otimização do número de passageiros a transportar em cada veículo, substituição gradual da iluminação convencional por iluminação a LED, e de chuveiros convencionais por chuveiros eficientes, instalação coletores de águas pluviais, negociação dos contratos de fornecimento de eletricidade e gás, e a continuação da transformação digital da instituição.

A instalação de painéis fotovoltaicos e outras medidas estruturais, que segundo a instituição “ficam dependentes da disponibilização de fundos comunitários, não fazendo parte deste plano, mas sim do Plano de Sustentabilidade do Montepio”. “Estas medidas além de constituírem a nossa resposta imediata à crise de emergência energética e hídrica, que presentemente afeta a Europa e o mundo, integram de igual modo o Plano de Sustentabilidade, e sem a sua implementação, a sustentabilidade e o futuro do Montepio tendem a ficar comprometidos”, refere a instituição.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.