emissão em direto

Morais dos Santos é o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército

O coronel de artilharia Morais dos Santos é o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE). A tomada de posse decorreu na semana passada na instituição de ensino militar das Caldas da Rainha.

O coronel de artilharia Morais dos Santos é o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE). A tomada de posse decorreu na semana passada na instituição de ensino militar das Caldas da Rainha.

A cerimónia, presidida pelo ajudante-general do Exército, tenente-general Boga Ribeiro, teve como momentos mais significativos a assinatura do Termo de Posse de Comando e a entrega do Estandarte Nacional, pelo diretor de formação, major-general Dias de Almeida, ao comandante empossado.

Morais dos Santos nasceu em Évora, em 1972. Ingressou na Academia Militar em 1991, tendo terminado o Curso de Artilharia em 1996. Possui o Curso de Estado-Maior do Exército e Conjunto, e o Mestrado em Ciências Militares, na especialidade de Artilharia.

Ao longo da sua carreira desempenhou funções de comando na Escola Prática de Artilharia, como comandante de Pelotão dos Cursos de Formação de Oficiais, Sargentos e Praças, comandante de Pelotão de Transmissões, comandante de Bateria de Instrução e comandante da Bateria de Artilharia de Campanha.

No Regimento de Guarnição n. º2 foi comandante da Bateria de Artilharia Antiaérea, e no Regimento de Artilharia n. º5 foi comandante do Grupo de Artilharia de Campanha.

Exerceu funções de Estado-Maior na Escola Prática de Artilharia, como adjunto para a Instrução Geral da Secção de Instrução, adjunto de Programação na Secção de Programação, Avaliação e Estudos Técnicos, chefe da Secção de Formação e chefe do Gabinete de Tática e Técnica de Estado-Maior, e no Regimento de Artilharia n. º5, como oficial Adjunto da Secção de Formação e chefe da Secção Logística.

Teve também experiência na docência na Escola Prática de Artilharia, como instrutor de Tática e Transmissões do Curso de Promoção a Capitão, do Tirocínio para Oficiais, do Curso de Promoção a Sargento-Ajudante e do Curso de Formação de Sargentos, como diretor do Curso de Promoção a Capitão de Artilharia e do Tirocínio para Oficial de Artilharia, e no Instituto de Estudos Superior Militar como professor da área de ensino do Exército e docente responsável pela coordenação dos “Exercícios de Campo”.

Da sua experiência profissional fazem ainda parte assessorias de cooperação técnico-militar em Angola, na Roménia e no Reino Unido.

Da sua folha de serviços constam oito condecorações e dez louvores, dos quais um concedido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército.

Foi promovido ao atual posto na ESE em 18 de julho de 2024, substituindo no cargo o coronel Pinto Oliveira.

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.