emissão em direto

Morreu Francisco Antunes, o emigrante caldense que veio da América para construir o Caldas Internacional Hotel

Morreu na passada quinta-feira, aos 93 anos, Francisco Antunes, um dos grandes impulsionadores da Associação Regional Caldense, que representa a comunidade das Caldas da Rainha na América.

Foi dirigente dessa associação, que presidiu durante quatro anos, mantendo-se como delegado nas Caldas da Rainha, concelho de que é natural e onde na década de 90 construiu o Caldas Internacional Hotel, unidade hoteleira na entrada norte da cidade que tem sido uma referência, mesmo após já ter passado por vários proprietários. Dedicou-se depois à compra e venda de propriedades.

Francisco Antunes nasceu na localidade de Zambujeiro, na Serra do Bouro, a 14 de Abril de 1932. Foi para os Estados Unidos na década de 60 do século passado e ali permaneceu um longo período. Trabalhou como servente de pedreiro e carpinteiro, foi encarregado de uma construtora e teve a sua própria empresa de construção civil (a Caldas Concrete Corporation), em Pine Bush, Nova Iorque, dando emprego a muitos caldenses e realizando obras privadas e para o Estado americano.

Foi na América que conheceu aquela que viria a ser a sua esposa. Teve dois filhos.

O seu percurso na Associação Regional Caldense foi marcante para afirmar a importância de haver uma entidade representativa dos emigrantes das Caldas da Rainha que iam para a terra do Tio Sam à procura de realizar “o sonho americano”.

Foi nessa altura, em abril de 1997, que se realizou uma das mais emblemáticas visitas aos Estados Unidos e ao Canadá dos autarcas das então 16 freguesias do concelho, do presidente da Câmara e de alguns empresários, e que foi acompanhada pelo JORNAL DAS CALDAS.

“Saí de Portugal numa altura em que o país estava com mais dificuldades. Fui à procura de dias melhores e a experiência foi boa. Comecei como empregado e depois passei a encarregado e consegui fundar nos Estados Unidos uma empresa de construção civil e imobiliária”, contou uma vez ao JORNAL DAS CALDAS num Dia do Emigrante realizado na Expoeste, onde aproveitou para deixar a mensagem: “É bom que os emigrantes não se esqueçam que podem investir cá o dinheiro que lá ganharam”.

O velório será a partir das 12h00 deste sábado na Igreja Paroquial da Serra do Bouro e o funeral será no domingo, às 15h30, com celebração de exéquias, seguida de inumação em sepultura de família no Cemitério Paroquial da Serra do Bouro, na Espinheira.

Últimas Notícias

Atouguiense contesta goleada do Marinhense que deu conquista do distrital de juvenis

Um resultado incomum de 14-1, que ditou a conquista do campeonato da Divisão de Honra de juvenis (Sub 17) da Associação de Futebol de Leiria (AFL) pelo Atlético Clube Marinhense (ACM), da Marinha Grande, levou o Grupo Desportivo Atouguiense (GDA), de Atouguia da Baleia, Peniche, a levantar suspeitas quanto à “ética desportiva”, mas a equipa campeã rejeita as “insinuações”.

Vamos Mudar aposta forte na Comunicação da Câmara mas despesas são questionadas

Durante este mandato autárquico, que teve início em 2021, a Câmara das Caldas, liderada pelo Vamos Mudar, mais do que duplicou o número de funcionários da Unidade de Divulgação e Marketing e também investiu em contratações externas na área da comunicação, mas algumas despesas estão a merecer críticas, nomeadamente as de valor avultado a poucos meses das eleições.