emissão em direto

Município apresenta medidas de apoio e incentivo à reabilitação urbana

Esclarecer os munícipes quanto às políticas públicas municipais de apoio e incentivo à reabilitação e regeneração urbana no concelho de Óbidos foi o objetivo da sessão dirigida na passada quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, por Telmo Félix, vereador com os pelouros do Planeamento e Gestão Urbanística, Regeneração e Requalificação Urbana.

“Pretendemos dar nota daquilo que são as políticas públicas municipais e os instrumentos que temos ao dispor neste domínio, com enfoque nos princípios, objetivos e nos principais benefícios – fiscais e financeiros – associados às Áreas de Reabilitação Urbana (ARU)”, esclareceu o vereador, no decorrer da sua apresentação subordinada ao tema “As Áreas de Reabilitação Urbana no Concelho de Óbidos”. “Referimo-nos, por exemplo, ao IMI, IMT, IRS, ao IVA das empreitadas, e também à isenção de taxas municipais quando referentes a ações de reabilitação no concelho”.

Neste momento, existem 22 ARU, tendo o município, em 2024, criado três novas (Aldeia da Lapinha, Casais da Navalha e Navalha e Fraldeu) e unificado outras três (Vau e Casais do Rio, Arelho e Carregal, e Óbidos, Pinhal e Senhora da Pedra), resultando num aumento substancial da área até aqui considerada.

Além das ARU e do Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças do Município de Óbidos, também o Plano Diretor Municipal se assume como um instrumento fundamental no que respeita à reabilitação urbana.

“Estamos em fase de revisão, sendo intenção do Município passar a avaliar os projetos com base em critérios morfológicos, qualitativos do lugar e da envolvente em que os mesmos se encontram, em detrimento de índices volumétricos diretos e quantitativos”. “Será uma alteração muito relevante para renovar os espaços e trazer novas famílias para Óbidos”, apontou o vereador.

“Com estas políticas públicas municipais, pretende-se uma verdadeira regeneração urbana, através de uma ação integrada entre aquilo que é a iniciativa particular e a iniciativa municipal. Por um lado, a reabilitação das edificações. Por outro, a requalificação dos espaços públicos, seja através de infra-estruturas, equipamentos coletivos ou espaços verdes”, vincou.

“Queremos fixar pessoas, aumentar o número de famílias e a massa crítica no concelho, pelo que este é, para nós, um compromisso, mas também um desafio. A regeneração e requalificação urbana é um caminho, que está a ser feito, mas que tem de ser trilhado com um conjunto de medidas que o proporcionem”, referiu.

As medidas apresentadas são apenas algumas das várias medidas que o Município tem ao dispor, quer da população residente, quer de quem pretende investir em Óbidos.

Têm como objetivo disponibilizar habitação e requalificar o património imóvel do concelho, e são um sinal de “embelezamento do nosso património e do nosso território”, sublinhou, na ocasião, Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos.

“Numa altura em que a habitação se tornou um tema estruturante no que se refere ao desenvolvimento e à dinâmica dos territórios, entendemos que, mais do que fazer uma dispersão ainda maior daquilo que é o aglomerado populacional do concelho de Óbidos, devemos criar medidas que visem a recuperação e a requalificação do património imóvel existente”, manifestou.

“Tínhamos um objetivo de crescimento, para a próxima década, de fixar 400 famílias no nosso território. Com os últimos indicadores dos Censos de 2021 e até 2023 (não temos ainda os dados de 2024) crescemos 1.372 pessoas (recenseadas) no concelho. Ou seja, uma evolução de 11,5% relativamente aos últimos Censos (11.922 habitantes no município). Aquele que era o objetivo de crescimento (de 400 famílias) está a esta altura praticamente atingido, se considerarmos uma família composta por um casal com dois filhos”, descreveu.

O autarca sublinhou que “para estes desafios, e para respondermos à dinâmica e ao desenvolvimento do setor empresarial – que gera emprego, capta recursos e investimento – é preciso continuar a criar condições de habitação”.

Últimas Notícias

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

Parque Tecnológico passa a integrar a Tecparques

O Parque Tecnológico de Óbidos (PTO) passou a fazer parte da Tecparques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, reforçando a sua posição no panorama nacional e internacional como um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico.

Curso de Mediação Cultural e Artística

O Politécnico de Leiria vai realizar primeira edição do curso de Mediação Cultural e Artística, em colaboração com o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Direção-Geral das Artes (DGArtes), entidades que financiam integralmente.