emissão em direto

Município com resultado líquido negativo de 219 mil euros

O município de Peniche encerrou 2022 com um resultado líquido negativo de 219 mil euros e uma execução orçamental melhor do que no ano anterior, de acordo com o Relatório de Contas aprovado na passada sexta-feira, por maioria, com uma abstenção da CDU.

O município de Peniche encerrou 2022 com um resultado líquido negativo de 219 mil euros e uma execução orçamental melhor do que no ano anterior, de acordo com o Relatório de Contas aprovado na passada sexta-feira, por maioria, com uma abstenção da CDU.

De acordo com o documento, a que a Lusa teve acesso, o resultado líquido negativo foi ainda assim melhor do que o de 2021, que atingiu os 640 mil euros negativos.

As receitas dos impostos diretos aumentaram de 7,3 milhões de euros (ME) para 8 ME.

Apesar de o Imposto Municipal sobre Imóveis se manter nos 4 ME, em resultado da descida para a taxa mínima de 0,315%, o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis subiu a receita de 2,4 ME para 3 ME.

Também aumentaram os proveitos do Imposto Único de Circulação (660 mil euros para 731 mil euros) e a derrama (280 mil euros para 314 mil euros).

A execução orçamental da despesa foi de 79,9% (70% em 2021), uma vez que, de um orçamento de 32,5 ME, foram gastos 25,9 ME, mais 600 mil euros do que em 2021.

A despesa corrente aumentou de 18,4 ME para 20,4 ME, influenciada sobretudo pelos gastos de pessoal (10,3 ME para 11,1 ME), “reflexo das contratações efetuadas, do descongelamento de carreiras e da atualização do salário mínimo nacional”.

Já as despesas de capital aumentaram de 5,3 ME para 6,3 ME, com obras em curso ou em fase de conclusão.

Entre 2021 e 2022, o município reduziu de 9,3 ME para 8,6 ME a dívida total.

As contas dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento foram aprovadas por unanimidade

Os relatórios de contas vão ser ainda votados na Assembleia Municipal.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]