emissão em direto

Museu da Cerâmica encerra para obras e acervo vai para Centro de Artes

Desde este sábado que o Museu da Cerâmica está encerrado ao público para serem iniciadas as ações tendentes à sua requalificação, o que implica a retirada de todo o respetivo acervo, que será transferido para instalações municipais afetas ao Centro de Artes, onde permanecerá até ao final das obras e reabertura do museu.

A Museus e Monumentos de Portugal e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha divulgaram que, no seguimento do trabalho conjunto de criação das bases para a futura requalificação do Museu da Cerâmica, terão de ser feitas vistorias técnicas para identificação de patologias, elaboração de projeto e intervenção de obra, pelo que o importante acervo do museu terá de ser temporariamente transferido.

O museu integra diversas coleções representativas da produção das Caldas da Rainha e de outros centros cerâmicos do país e do estrangeiro. As suas valiosas coleções compreendem peças da cerâmica caldense dos séculos XVII e XVIII e núcleos da produção do século XIX e primeira metade do século XX. São de salientar os trabalhos da barrista Maria dos Cacos, autora de peças utilitárias antropomórficas, e de Manuel Mafra.

O Museu da Cerâmica, criado oficialmente em 1983, corresponde a um desejo antigo da população das Caldas da Rainha. Considerado um centro cerâmico de reconhecida tradição, este museu está instalado na zona histórica da cidade, junto ao Parque D. Carlos I e próximo da Fábrica Bordalo Pinheiro.

Está instalado num palacete tardo-romântico, que abriga a exposição permanente, e inclui também um edifício secundário onde se situa a sala de exposições temporárias, a loja, a olaria e o centro de documentação.

Encontra-se rodeado de espaço verde, dotado de jardins com alamedas, canteiros, floreiras, lagos e um auditório ao ar livre, sendo de realçar a decoração profusa que ornamenta todo o conjunto e inclui azulejos do século XVI ao século XX, vários elementos arquitetónicos cerâmicos de relevo e estatuária de grande beleza.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.