emissão em direto

Museus incentivam voluntariado no Banco Alimentar

O Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, iniciaram este mês uma campanha de adesão ao voluntariado, procurando ampliar o número de voluntários no Banco Alimentar contra a Fome do Oeste (BAO).

O Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, iniciaram este mês uma campanha de adesão ao voluntariado, procurando ampliar o número de voluntários no Banco Alimentar contra a Fome do Oeste (BAO).

A proposta é simples: mobilizar pessoas para participação nas campanhas de voluntariado do BAO – com enfoque na ação que se irá realizar no final de novembro. Como incentivo à participação, os Museus vão premiar os voluntários com kits de brindes de cada instituição, além de uma exclusiva visita mediada aos espaços museológicos.

Para Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa e da Cerâmica, é reforçado o “compromisso social que as instituições museológicas possuem, tornando-as ainda mais significativas para os locais onde se encontram”.

Para participar, é preciso apenas até 22 de novembro enviar um e-mail para os Museus (mjosemalhoa@museusemonumentos.pt ou mceramica@museusemonumentos.pt) com um contato. O BAO fará a formação e a preparação das equipas de voluntários, previstas para atuarem no armazém da instituição, nas Caldas da Rainha, e em supermercados da região, no final deste mês.

O BAO tem como missão a luta contra o desperdício alimentar. A instituição está atualmente a apoiar 62 instituições/grupos de voluntários na região, atuando nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche. Caldas da Rainha é o concelho com mais instituições apoiadas. Em 2023, o BAO colaborou com 22 instituições.

Últimas Notícias

Doze anos e três meses de prisão por matar irmã

A menor que matou a irmã de 19 anos à facada, no ano passado, em Peniche, foi condenada a doze anos e três meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver. A sentença foi lida na passada terça-feira no Tribunal Judicial de Leiria.

Rede internacional de tráfico de droga que usou armazém na zona das Caldas vai a julgamento

A zona das Caldas da Rainha está associada a uma apreensão de grandes quantidades de cocaína vindas da América do Sul e que vai levar a julgamento seis arguidos, todos eles em prisão preventiva, pela prática dos crimes de tráfico de estupefacientes agravado e de associação criminosa e, relativamente a um deles, também pela prática de um crime de detenção de arma e munições proibida.

Bombeiros organizam formações

O departamento de formação dos Bombeiros de Óbidos realiza durante o mês de novembro várias ações de formação.