emissão em direto

National Geographic lança calendário sobre o Geoparque Oeste

A AGEO - Associação Geoparque Oeste e a National Geographic Portugal lançaram em 2022 o calendário temático sobre o aspirante Geoparque Oeste.

A AGEO – Associação Geoparque Oeste e a National Geographic Portugal lançaram em 2022 o calendário temático sobre o aspirante Geoparque Oeste.

Neste calendário poderão observar-se os contrastes entre o litoral e o interior, as cores caraterísticas das paisagens deste território, as tradições vincadas pelas suas gentes e a dicotomia entre o mar e a serra.

Dos 72 quilómetros de costa atlântica presentes neste território, cerca de 15 quilómetros correspondem a praias de areia, um grande atrativo para os locais e para os visitantes ocasionais ou sazonais. Também, as paisagens geológicas e a exposição das camadas geológicas nas arribas litorais com dinossauros, atraem interessados, investigadores e turismo científico de todo o mundo.

Para João Serra, presidente da Direção da AGEO, “esta parceria vai projetar o território do aspirante Geoparque Oeste a nível nacional e internacional, contribuindo para a promoção do património natural e cultural, mas também para a divulgação das condições e capacidades de alojamento, restauração e atividades dos agentes económicos presentes neste aspirante a Geoparque Mundial”.

Gonçalo Pereira, representante da revista National Geographic Portugal, afirmou que “o resultado do trabalho agora apresentado é uma pequena mostra do que o território do aspirante Geoparque Oeste tem para oferecer às Redes Europeia e Mundial de Geoparques da UNESCO, através da sua diversidade e unicidade dos patrimónios naturais e culturais”.

Este trabalho conta com o apoio do Dino Parque Lourinhã e da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O território deste aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO abrange seis municípios – Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras – englobando uma área total de 1154 quilómetros quadrados.

O Calendário National Geographic 2022 está disponível nas bancas desde 3 de janeiro.

Últimas Notícias

Funcionária acusada de desviar dinheiro de taxas moderadoras

O Ministério Público deduziu acusação contra uma mulher que exerceu funções no serviço de atendimento complementar da Nazaré, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, e que nesse âmbito está indiciada da prática de crimes de peculato e de recebimento indevido de vantagem.

Radiocomunicações de barcos fiscalizadas

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) levou a cabo no último trimestre de 2021 um conjunto de ações de fiscalização com a Polícia Marítima, numa zona compreendida entre os portos de Caminha e Peniche.

Uma semana com mais 5 mortes e mais 1172 casos ativos no Oeste

Os dados divulgados até à noite de 10 de fevereiro davam conta que no total, desde o início da pandemia, foram registados 831 óbitos (mais 5 em relação à semana passada) na região Oeste associados à Covid-19. O concelho de Torres Vedras era onde se verificava o maior número de falecimentos, que ascendem a 197 […]