emissão em direto

Nazaré e Jaguaruna ligadas por características marítimas

A geminação do Município da Nazaré com a Cidade de Jaguaruna, no Estado de Santa Catarina, Brasil, conheceu, desenvolvimentos, com a visita da comitiva brasileira à vila portuguesa. Jaguaruna é uma cidade localizada no Estado de Santa Catarina com 20.288 habitantes (dados de 2019 – IBGE), fazendo parte da Região Turística Encantos do Sul. A […]

A geminação do Município da Nazaré com a Cidade de Jaguaruna, no Estado de Santa Catarina, Brasil, conheceu, desenvolvimentos, com a visita da comitiva brasileira à vila portuguesa.

Jaguaruna é uma cidade localizada no Estado de Santa Catarina com 20.288 habitantes (dados de 2019 – IBGE), fazendo parte da Região Turística Encantos do Sul. A cidade conta com vários atrativos naturais, como os 37 quilómetros de praias, de onde se destaca a Laje da Jágua que é onde se formam ondas gigantes que atrai muitos surfistas praticantes de tow-in.

Foi reconhecido, em 2022, como a maior Onda do Brasil (PL 1960/2022 – Confere ao Município de Jaguaruna, no Estado de Santa Catarina, o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil).

De acordo com a Câmara, “identificam-se várias semelhanças entre os dois territórios que sustentam a presente parceria e, com isso, fortifica-se as relações entre Portugal e o Brasil, onde a história do seu povo se funde com a nossa”.

As geminações são, para Autarquia, um instrumento indispensável para facilitar, entre outros, a aproximação entre os povos e cidadãos de diferentes países, estabelecendo, com isso, alianças entre municípios de países diferentes potenciando o crescimento das suas relações internacionais, o conhecimento de várias vivências e, por último, o apoio mútuo e intercâmbio de ideias, experiências e soluções.

“São parcerias permanentes formalizadas por acordos entre as partes, reconhecidas oficialmente, entre dois ou mais municípios numa perspetiva transnacional e diplomática, e que promovem a troca de conhecimentos e de experiências, podendo envolver diferentes sectores da sociedade civil (associações, organizações não governamentais, outras organizações), no âmbito de uma cooperação descentralizada”.

O intuito desta nova geminação “é explorar as potencialidades do turismo desportivo, meio de forte ligação aos dois concelhos, através das competições de Surf (ambos organização eventos desportivos de enorme relevo a nível internacional), conseguindo captar potenciais turistas de ambos os destinos para que conheçam e desfrutem das várias atrações turísticas, permitindo, portanto, divulgar, de forma mútua, o concelho da Nazaré e o Município de Jaguaruna”.

A sensibilização da população para a prática de turismo sustentável e de preservação do nosso meio ambiente promovendo a troca de experiências e cooperação na realização e implementação de medidas de sucesso (intercâmbio de ações realizadas em torno do turismo sustentável) são outras metas.

A Nazaré refere-se às “potencialidades passíveis da realização de ações de cooperação no domínio turístico, desportivo, cultural e económico e, também, o interesse sincero e a empenhada vontade demonstrada pelos responsáveis do Município de Jaguaruna” como a maior justificação da formalização da geminação.

A visita da delegação brasileira do Estado de Santa Catarina, incluindo a sua Secretária de Estado do Turismo, Catiane dos Santos Seif, ao concelho da Nazaré, no mês de março, para a concretização de uma cooperação entre ambos os territórios aconteceu em março deste ano.

Últimas Notícias

Exposição “Avulso XXI”

A exposição “Avulso XXI” está patente até ao dia 27 de setembro na Galeria de Exposições do Espaço de Turismo do Município das Caldas da Rainha, ao cimo da Praça da Fruta. O projeto do artista Fernando Sarmento foi realizado em 2020, no âmbito da comemoração do seu quinquagésimo aniversário, em que o autor lançou […]

Atividade física para os seniores

Proporcionar a prática regular de atividade física aos seniores do concelho está entre os objetivos do programa “Viver Melhor”. Dinamizado pelo Município do Bombarral, a iniciativa destina-se a todas as pessoas com idade igual ou superior a 55 anos.