Teresa Coelho, ex-Secretária de Estado das Pescas dos XXII e XXIII Governos Constitucionais, anunciou a sua candidatura à Presidência da Federação Socialista de Leiria, cujas eleições estão agendadas para setembro.
Numa carta explicativa da candidatura, Teresa Coelho, natural da Nazaré, afirma que avança para a candidatura na “defesa dos superiores interesses da minha região e do Partido Socialista e correspondendo aos anseios e expetativas de muitos camaradas do distrito”.
“Encaro esta candidatura como um imperativo de militância e dever cívico e tenho como principal missão reconquistar a confiança dos militantes e dos cidadãos depois dos maus resultados obtidos nas últimas eleições legislativas e europeias no distrito de Leiria”.
Acompanham a socialista, vários militantes do distrito. “Uma equipa multidisciplinar, oriunda dos 16 concelhos do Distrito de Leiria, que está a trabalhar afincadamente na nossa Moção Estratégica, que será apresentada numa cerimónia pública em data a definir”.
Teresa Coelho nasceu em 1970, na Nazaré. É Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1988-93); Pós-graduada em Relações Internacionais, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, e em Contratos Públicos, no Instituto de Ciências Jurídicas e Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Mestre em Gestão de Recursos Humanos na Escola Superior de Gestão de Paris (2005).
Advogada desde 1995, exerceu funções de adjunta e chefe de gabinete do Secretário de Estado das Pescas (1996 a 2002); adjunta do Secretário de Estado da Administração Interna e da Proteção Civil (2005 a 2008); adjunta e chefe de gabinete do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas (2009); subdiretora-geral das Pescas e Aquicultura (2010 a 2012); diretora do Gabinete de Auditoria Interna da Docapesca – Portos e Lotas, SA (2012 a 2015) e presidente do Conselho de Administração da Docapesca – Portos e Lotas, SA (2016-2020).
Foi Representante de Portugal no Conselho de Administração da Agência Europeia de Controle das Pescas (2010-2012).
É coautora de diversas publicações no domínio das pescas, dos quais se destaca o livro “Legislação das Pescas, Principais Diplomas Reguladores da Atividade” (Edições Fim de Século).
Foi membro da Assembleia Municipal da Nazaré entre 2005 e 2009 e líder da bancada do Partido Socialista nesse período.