emissão em direto

Nova avença jurídica na Câmara é contestada

Uma proposta de alteração orçamental que corresponde a um reforço de verba de 21 mil euros para avença de assessoria jurídica e patrocínio judiciário do direito de contratos públicos mereceu a abstenção dos vereadores do PSD na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, apesar de não concordarem com a medida.

Uma proposta de alteração orçamental que corresponde a um reforço de verba de 21 mil euros para avença de assessoria jurídica e patrocínio judiciário do direito de contratos públicos mereceu a abstenção dos vereadores do PSD na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, apesar de não concordarem com a medida.

Tinta Ferreira, Hugo Oliveira e Maria João Domingos apontam que “o objetivo é o de proceder a mais um ajuste direto para contratar um assessor, neste caso na área da contratação pública”, mas, no seu entender, “ vai onerar desnecessariamente o Município, em mais um processo sem concurso”. “Do conhecimento que temos relativamente a estas competências sabemos que existe conhecimento especializado, quer no setor do Aprovisionamento no que respeita a fornecimentos e prestações de serviços, quer na Divisão de Obras Municipais no que respeita a empreitadas de obras públicas, que dispensam a necessidade de mais uma contratação externa para tratar a mesma matéria”, vincaram os social-democratas. Por outro lado, “se um dia alguma entidade interpuser recurso judicial de alguma decisão, poderemos sempre recorrer aos serviços jurídicos já contratados pelo Município e que têm obtido uma taxa de sucesso assinalável”. O vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato, explicou que a medida visa “apoiar a contratação pública, onde efetivamente precisamos de ajuda pela natureza do serviço e pela necessidade de nos preocuparmos em conseguir fazer empreitadas com cabeça, tronco e membros”. “Os serviços que existem na autarquia para este tipo específico não são suficientemente especializados”, justificou.

Últimas Notícias

Quedas de árvores no Bombarral

Na sequência do mau tempo verificado no dia 27 de março, em particular a precipitação intensa que se registou durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil do Bombarral registou mais de uma dezena de ocorrências relacionadas com cheias e inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras, entupimento de valetas e aquedutos.

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

Novo líder do Sindicato Independente dos Médicos eleito em Peniche

Nuno Rodrigues, natural do Porto, é médico de saúde pública na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), é o novo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), substituindo o médico Jorge Roque da Cunha, que esteve doze anos no cargo. A passagem de testemunho aconteceu no passado dia 23, em Peniche, após a eleição realizada no congresso do sindicato.