Os moradores continuam em alerta e a recear que a arriba acabe por colapsar e as casas sejam arrastadas, olhando para o problema com preocupação.
Manuel Vagos, um dos moradores, sublinha que “sentimos que estamos em perigo com uma derrocada ainda maior, que pode pôr em causa continuarmos aqui a viver”.
O Bairro do Visconde está implantado nas arribas fronteiras à Fortaleza de Peniche e dentro da faixa de domínio marítimo. É sobre a rocha que está edificado este bairro habitacional.
“Nós há muito tempo que sentimos que há rochas a caírem em vários locais, só que agora está mesmo a cair debaixo das nossas casas”, revelou António Pereira, outro morador, que junta a sua voz a outros que reclamam urgentemente uma solução, seja imediata ou uma intervenção de fundo que garanta a segurança de quem reside naquele que é considerado um bairro pitoresco de Peniche e um marco turístico incontornável da cidade.
A Agência Portuguesa do Ambiente equaciona adotar medidas de médio-longo prazo para salvaguardar a segurança de pessoas e bens.