emissão em direto

Nova derrocada ameaça casas no Bairro do Visconde

Uma nova derrocada verificada a 6 de março fez cair várias pedras de grandes dimensões numa falésia que sustenta habitações do Bairro do Visconde, em Peniche, tal como acontecera em finais de janeiro deste ano.

Os moradores continuam em alerta e a recear que a arriba acabe por colapsar e as casas sejam arrastadas, olhando para o problema com preocupação.

Manuel Vagos, um dos moradores, sublinha que “sentimos que estamos em perigo com uma derrocada ainda maior, que pode pôr em causa continuarmos aqui a viver”.

O Bairro do Visconde está implantado nas arribas fronteiras à Fortaleza de Peniche e dentro da faixa de domínio marítimo. É sobre a rocha que está edificado este bairro habitacional.

“Nós há muito tempo que sentimos que há rochas a caírem em vários locais, só que agora está mesmo a cair debaixo das nossas casas”, revelou António Pereira, outro morador, que junta a sua voz a outros que reclamam urgentemente uma solução, seja imediata ou uma intervenção de fundo que garanta a segurança de quem reside naquele que é considerado um bairro pitoresco de Peniche e um marco turístico incontornável da cidade.

A Agência Portuguesa do Ambiente equaciona adotar medidas de médio-longo prazo para salvaguardar a segurança de pessoas e bens.

Últimas Notícias

Arquivado processo de alegada recusa de atendimento a grávida no hospital das Caldas

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) procedeu ao arquivamento do processo instaurado a um episódio envolvendo a assistência a uma utente grávida, ocorrida em agosto de 2024 no Hospital das Caldas da Rainha. De acordo com a avaliação dos inspetores da IGAS, não houve qualquer falha ou irregularidade nos procedimentos realizados pelos profissionais do referido hospital, tendo sido prestada a necessária assistência logo após o contacto com as equipas que estavam de serviço.

Encontro de fruticultores

Na sequência de uma parceria de cooperação estabelecida entre a Confederação Nacional dos Agricultores e do Desenvolvimento Rural e o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal (CDCL) vai ser realizado um encontro de fruticultores com vista à promoção do desenvolvimento rural e à divulgação e partilha de conhecimentos na área agrícola.