emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Nova viatura para limpeza do areal da praia da Foz do Arelho

Começou a funcionar na Foz do Arelho, na passada quarta-feira, a nova viatura para limpeza da praia, que agora está a ser feita pelos serviços municipalizados das Caldas (SMAS).

Foram apresentados, no dia 9 de junho, na Foz do Arelho, a nova viatura de limpeza do areal e um sistema robotizado profissional para inspeção visual de tubagens em redes de saneamento que permite identificar os eventuais problemas que possam surgir.

A aquisição da nova viatura – um investimento de 65 mil euros -, vai ao encontro da preocupação do Município relativamente à limpeza da praia que, anualmente, tem vindo a receber um dos mais importantes galardões de qualidade: a Bandeira Azul da Europa.

De acordo com o administrador delegado dos SMAS, José Moura, o novo equipamento irá permitir “fazer uma limpeza diária ao areal na praia da lagoa e do mar”. “Quando os banhistas chegarem à praia de manhã a areia estará lisa e limpa”, informou.

O administrador delegado dos SMAS apresentou ainda o novo sistema robotizado de inspeção de condutas, que permite uma rápida e segura avaliação da condição da rede e localização de problemas ocultos.

Investimento de cerca de 20 mil euros, o equipamento consegue mostrar através de vídeo e fotografia as condutas subterrâneas num comprimento de cerca de 100 metros, identificando os problemas. “Com este sistema não é necessário aceder ao interior das condutas ou intervir na estrada toda porque o equipamento vai-nos sinalizar e localizar onde está o problema”, explicou o responsável.

José Moura destacou a importância do equipamento no âmbito das novas tecnologias, uma vez que o concelho tem “900 quilómetros de rede de água, cerca de 400 de saneamento e 150 quilómetros de rede pluvial (água da chuva)”.

“Os SMAS estão a fazer um investimento nas novas tecnologias porque a água, saneamento e recolha do lixo são áreas fundamentais que têm que acompanhar a inovação”, salientou.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.