emissão em direto

Novo diretor do ACES Oeste Norte deixa cargo de deputado municipal

João Gomes, que assumiu funções de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte, apresentou a renúncia às funções de deputado na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha (AMCR), para as quais foi eleito nas últimas eleições autárquicas, na lista do Vamos Mudar.

João Gomes, que assumiu funções de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte, apresentou a renúncia às funções de deputado na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha (AMCR), para as quais foi eleito nas últimas eleições autárquicas, na lista do Vamos Mudar.

O deputado dirigiu-se à AMCR na última sessão extraordinária, relatando que o novo cargo está associado à necessidade de “equidistância” para com todos os seus interlocutores, pelo que, por uma questão de isenção perante os municípios do Oeste que agora passou ter funções diretivas na área da saúde, não faria sentido permanecer como deputado nas Caldas da Rainha.

“Apesar da inexistência de incompatibilidades nas funções políticas e de gestão de um ACES, manda a minha consciência que me afaste. Porque de seis municípios se trata, o princípio da equidade aplica-se na sua plenitude”, justificou.

Na sua despedida, não deixou de manifestar as preocupações que o acompanham, reconhecendo que “os problemas de recursos humanos, nomeadamente, do setor médico têm influenciado negativamente a gestão dos serviços e comprometido seriamente o direito à saúde”.

Admitiu também que “as infraestruturas da saúde, quer se trate dos cuidados hospitalares quer dos cuidados de saúde primários, têm sido o foco de outras preocupações, no sentido em que as fracas condições de trabalho disponibilizadas aos nossos profissionais não constituem atrativos suficientes à sua contratação e retenção”.

“Essas deficientes condições de trabalho são motivo que baste para que parabenizemos o esforço, muitas vezes hercúleo, de tantos que dão o melhor de si para que a assistência em saúde se mantenha nos padrões de qualidade mínimos exigidos”, declarou.

Últimas Notícias

Evento em Salir de Matos promove freguesia

“Conhece Salir de Matos?!” é o nome da iniciativa que se vai realizar de 22 a 24 de julho nesta freguesia do concelho das Caldas da Rainha, com cultura, jogos tradicionais, gastronomia e costumes.

Jogo sobre reciclagem na praia da Foz do Arelho

O Recicla Mania, um jogo de tabuleiro em versão gigante, vai passar por cerca de vinte praias nas regiões de Lisboa, Algarve, Centro e Porto no mês de julho, chegando à Foz do Arelho no dia 18, entre as 9h e as 12h.

Crianças e jovens com atividades no verão

“Exploradores de Óbidos”, inserido no Programa Crescer Melhor, uma proposta do Serviço de Educação do Município de Óbidos para jovens do 2°ciclo, promoveu a valorização do património local, através de residências diárias nas diferentes freguesias do concelho, entre 17 e 30 de junho.

Associação de regantes vai ter sede

A construção do edifício sede para a associação de regantes, entidade gestora do aproveitamento hídrico de Óbidos, vai custar 363 mil euros, de acordo com o contrato assinado no passado dia 29 no salão nobre dos Paços do Concelho de Óbidos.

Clube Karate Shotokan em torneio nacional

O Clube Karate Shotokan de Caldas da Rainha participou, no passado dia 25, no Torneio Nacional da Shotokan Karate Internacional Portugal, em Brás Oleiro.