emissão em direto

Número insuficiente de salas de aula na Nazaré

O Município da Nazaré estima em mais de dois milhões de euros o valor necessário para adequar as infraestruturas de ensino do concelho às necessidades da comunidade educativa.

O Município da Nazaré estima em mais de dois milhões de euros o valor necessário para adequar as infraestruturas de ensino do concelho às necessidades da comunidade educativa.

Numa moção aprovada em reunião de Câmara no dia 6 de setembro o executivo explica que é necessário “um investimento superior a dois milhões de euros para debelar as atuais fragilidades evidenciadas” e que irão “a médio prazo, colocar em causa a igualdade de oportunidades, entre alunos, dos diferentes concelhos, uma vez que a capacidade financeira e operacional do município é muito divergente e a promoção de desigualdades tende a incrementar, nos próximos anos”.

A capacidade de acolhimento das atuais infraestruturas, sob gestão do município da Nazaré, “não consegue dar resposta de elevada qualidade às necessidades educativas do concelho, uma vez que o projeto original de expansão da Escola Amadeu Gaudêncio nunca se efetivou”.

De acordo com o Agrupamento de Escolas da Nazaré, o ano letivo de 2024/2025 começa com “um número insuficiente de salas de aula disponíveis em relação à quantidade de turmas que estão formadas e aprovadas em rede”.

A escola dispõe de 36 salas de aula, enquanto o número de turmas a alojar será de 42 (5º ano – 7; 6º ano – 5; 7º ano – 6; 8º ano – 5; 9º ano – 8; 10º – 4 (incluindo o profissional); 11º – 4; 12º – 3. “Isto significa que há um deficit de 6 salas, criando uma situação onde todas as turmas dificilmente poderão ter um espaço próprio para as atividades diárias e ainda não estamos a contar com os desdobramentos que irão ocupar mais espaços. Daí a necessidade da sala do pavilhão e da garantia de 6 espaços contínuos para a Educação Física de todas as turmas de 2º, 3º ciclo e secundário, durante a semana”, refere o agrupamento.

Últimas Notícias

Exposição “Avulso XXI”

A exposição “Avulso XXI” está patente até ao dia 27 de setembro na Galeria de Exposições do Espaço de Turismo do Município das Caldas da Rainha, ao cimo da Praça da Fruta. O projeto do artista Fernando Sarmento foi realizado em 2020, no âmbito da comemoração do seu quinquagésimo aniversário, em que o autor lançou […]

Atividade física para os seniores

Proporcionar a prática regular de atividade física aos seniores do concelho está entre os objetivos do programa “Viver Melhor”. Dinamizado pelo Município do Bombarral, a iniciativa destina-se a todas as pessoas com idade igual ou superior a 55 anos.