emissão em direto

Óbidos no Festival Literário de Gramado

Os vereadores Margarida Reis e Telmo Félix, do Município de Óbidos, reuniram com Nestor Tissot, prefeito de Gramado, cidade do estado de Rio Grande do Sul, no Brasil, depois da comitiva obidense ter representado o FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos durante o Festival Internacional Literário de Gramado – FiliGram, onde se estabeleceu uma parceria em prol da literatura.

Os vereadores Margarida Reis e Telmo Félix, do Município de Óbidos, reuniram com Nestor Tissot, prefeito de Gramado, cidade do estado de Rio Grande do Sul, no Brasil, depois da comitiva obidense ter representado o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos durante o Festival Internacional Literário de Gramado – FiliGram, onde se estabeleceu uma parceria em prol da literatura.

Este encontro serviu ainda para debater um programa com enfoque na acessibilidade cultural, área que trata os direitos das pessoas com deficiência no acesso à arte e cultura e que está a ser feito entre Óbidos e Célia Sousa, coordenadora do CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria.

Segundo Margarida Reis, “este encontro com o prefeito de Gramado teve como objetivo o reativar das relações entre Gramado e Óbidos”, as quais começaram em 2008, com um intercâmbio de ações culturais, educacionais e turísticas. Por outro lado, refere a autarca, “quisemos agradecer e aprofundar a presença de Óbidos neste primeiro Festival Literário de Gramado, com a novidade de termos já avançado com uma parceria entre ambos os Festivais, o que muito nos agrada”.

“Ao mesmo tempo, em Óbidos, estamos muito empenhados na importância do projeto conjunto com o CRID, sobre as acessibilidades, e quisemos partilhar isso com os nossos parceiros brasileiros”, disse.

Neste encontro, Óbidos ofereceu a Nestor Tissot e à Prefeitura de Granando, uma peça de artesanato da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos.

Este ano, os festivais literários de Gramado (2 a 11 de setembro) e Óbidos (6 a 16 de outubro) realizam, em conjunto, um programa com foco na acessibilidade cultural, área que trata os direitos das pessoas com deficiência no acesso à arte.

Últimas Notícias

Dia Europeu Sem Carros

As uniões de freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e Santo Onofre e Serra do Bouro, juntaram-se à Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a outras entidades para, em conjunto, celebrar o Dia Mundial Sem Carros, a 22 de setembro.

Kidicaldas incentiva o uso da bicicleta nas deslocações diárias

A 2ª edição do Kidicaldas aconteceu no passado sábado e contou com uma forte participação de crianças e adultos, nos mais variados tipos de bicicleta. Os otogenários Virgínia e Mário Tavares foram conduzidos num trishaw, com direito ao vento nos cabelos.

I Gala do Desporto e da Atividade Física

No dia 15 de outubro terá lugar no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a I Gala do Desporto e da Atividade Física. Encontram-se abertas as votações para as diferentes categorias.

Treinos na Escola de Atletismo do Arneirense

Os benjamins da Escola de Atletismo do Arneirense estão de volta dia 4 de outubro, pelas 18h, na Expoeste, podendo praticar atletismo adaptado para crianças e também a nova novidade, o Laser-Run.