emissão em direto

Óbidos Parque lança videojogo

Chama-se Cavaleiro Artur, e vai ser lançado pelo Óbidos Parque na edição deste ano do Óbidos Vila Natal. É o primeiro videojogo a ser criado no parque tecnológico e foi desenvolvido pela equipa do estúdio Red Dagger, liderada pelo designer e diretor de Arte Tiago Colaço.

Chama-se Cavaleiro Artur, e vai ser lançado pelo Óbidos Parque na edição deste ano do Óbidos Vila Natal. É o primeiro videojogo a ser criado no parque tecnológico e foi desenvolvido pela equipa do estúdio Red Dagger, liderada pelo designer e diretor de Arte Tiago Colaço.

Neste jogo de plataforma, cujo enredo encontra inspiração na histórica vila de Óbidos, os jogadores assumem o papel do Cavaleiro Artur.

“Artur é um bravo cavaleiro que integra as forças comandadas por D. Afonso Henriques aquando da conquista do Castelo de Óbidos aos mouros, e que sonha em conseguir ganhar o respeito do seu rei e dos seus cavaleiros. Mas na véspera do ataque, Artur acaba esquecido num canto de uma taverna. É aqui que o jogo começa”, conta Tiago Colaço.

“Ao Castelo de Óbidos, onde é aguardado (etapa final do jogo), Artur tem de chegar o mais rapidamente possível para não ser considerado desertor. Mas pelo caminho, enfrenta vários inimigos, inúmeros obstáculos, e tem de coletar todas as moedas que conseguir”.

À edição desde ano do Óbidos Vila Natal, o Óbidos Parque leva também o seu RO-Bot – Rover Óbidos, um carro totalmente concebido pelas empresas Impactwave, JSIO, Gadget Priority e R&S Tech (do desenho à produção das componentes físicas e eletrónicas, passando pelo desenvolvimento da app que permite comandar o robô).

Este RO-Bot foi criado no âmbito do programa deCode – Academia de Programação e Robótica (edição 2023), um projeto do Óbidos Parque que tem como objetivo proporcionar formação em linguagens de programação e valorizar os currículos de crianças e jovens em idade escolar, nestes domínios.

No espaço do Óbidos Parque no evento Óbidos Vila Natal, os visitantes vão poder conhecer, experimentar e divertir-se com este carro robótico.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.