“Em Óbidos, acreditamos na importância da mobilidade sustentável. Já temos cerca de 80 quilómetros de percursos cicláveis e pedonais, e, com a nova parceria com o Palmilhar Portugal, vamos expandir essa rede em mais 40 quilómetros, totalizando aproximadamente 120 quilómetros”, revelou o presidente da Câmara Municipal na apresentação da 2.ª edição do CIMES – Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, que terá lugar em Óbidos, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, no Auditório Municipal da Casa da Música e na Praça da Criatividade.
“Esses percursos atravessam áreas de grande riqueza natural e ambiental, alinhando-se com os princípios da mobilidade sustentável e escolar”, acrescentou Filipe Daniel.
O autarca destacou que “antigamente era raro encontrar alguém que não soubesse andar de bicicleta. Hoje, promovemos ciclovias e percursos, mas muitos alunos ainda não têm condições para andar de bicicleta ou não estão habilitados para circular na via pública. Este é um desafio que as autarquias devem enfrentar e resolver. Por isso, estamos a trabalhar em várias iniciativas e acolhemos com entusiasmo este evento, que visa divulgar e impulsionar futuras ações”.
O CIMES 2024, promovido pelo Município de Óbidos e organizado pela Nuno Zamaro Mobility, contará com a presença de representantes oficiais, instituições nacionais e internacionais, escolas e autarquias. O objetivo é promover a partilha de projetos de mobilidade sustentável e debater estratégias para melhorar a mobilidade nas escolas e na sociedade. Cabo Verde será o país convidado nesta edição.
Estratégia Ciclável de Óbidos
Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, da Saúde e Bem-Estar, explicou que “no âmbito do nosso programa Óbidos + Ativo, investimos na promoção da atividade física, incluindo a introdução de bicicletas nas escolas. Vamos começar no jardim de infância e continuar até ao 2.º ciclo, abrangendo cerca de 1.500 alunos. Entregaremos kits com bicicletas e materiais de proteção e ofereceremos formação para educadores, auxiliares e animadores”.
“Observamos que as crianças hoje têm menos habilidades motoras básicas, como equilíbrio e saltos. Devemos incentivar essas habilidades desde cedo, na idade pré-escolar, e aperfeiçoá-las ao longo da vida”, vincou Margarida Reis.
O projeto ECO – Estratégia Ciclável de Óbidos, com um investimento de 52 mil euros, será lançado em outubro e incluirá todos os jardins de infância e complexos escolares. Os alunos do Agrupamento de Escolas de Óbidos terão a oportunidade de aprender a andar de bicicleta, com a continuidade deste hábito em casa. O projeto também contemplará bicicletas adaptadas para crianças com necessidades educativas especiais.
Nuno Zamaro acredita que, em 2024, Óbidos será reconhecida como a Capital da Bicicleta. “Óbidos é um exemplo de vila medieval que se ajusta à modernidade, mantendo o passado e com uma visão de futuro assertiva. Cabo Verde trará projetos inspiradores para possíveis colaborações entre municípios e escolas”, afirmou.
Durante a conferência de imprensa de apresentação do CIMES 2024, que decorreu esta semana na Praça da Criatividade, foi anunciado o vencedor do Prémio Campainha de Ouro, atribuído a José Manuel Caetano, presidente da Associação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta. O prémio reconhece a sua dedicação à promoção da mobilidade sustentável. Será entregue, no dia 2 de outubro, no decorrer do congresso.