emissão em direto

Óbidos vai expandir percursos cicláveis e pedonais

"Em Óbidos, acreditamos na importância da mobilidade sustentável. Já temos cerca de 80 quilómetros de percursos cicláveis e pedonais, e, com a nova parceria com o Palmilhar Portugal, vamos expandir essa rede em mais 40 quilómetros, totalizando aproximadamente 120 quilómetros”, revelou o presidente da Câmara Municipal na apresentação da 2.ª edição do CIMES – Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, que terá lugar em Óbidos, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, no Auditório Municipal da Casa da Música e na Praça da Criatividade.

“Em Óbidos, acreditamos na importância da mobilidade sustentável. Já temos cerca de 80 quilómetros de percursos cicláveis e pedonais, e, com a nova parceria com o Palmilhar Portugal, vamos expandir essa rede em mais 40 quilómetros, totalizando aproximadamente 120 quilómetros”, revelou o presidente da Câmara Municipal na apresentação da 2.ª edição do CIMES – Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, que terá lugar em Óbidos, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, no Auditório Municipal da Casa da Música e na Praça da Criatividade.

“Esses percursos atravessam áreas de grande riqueza natural e ambiental, alinhando-se com os princípios da mobilidade sustentável e escolar”, acrescentou Filipe Daniel.

O autarca destacou que “antigamente era raro encontrar alguém que não soubesse andar de bicicleta. Hoje, promovemos ciclovias e percursos, mas muitos alunos ainda não têm condições para andar de bicicleta ou não estão habilitados para circular na via pública. Este é um desafio que as autarquias devem enfrentar e resolver. Por isso, estamos a trabalhar em várias iniciativas e acolhemos com entusiasmo este evento, que visa divulgar e impulsionar futuras ações”.

O CIMES 2024, promovido pelo Município de Óbidos e organizado pela Nuno Zamaro Mobility, contará com a presença de representantes oficiais, instituições nacionais e internacionais, escolas e autarquias. O objetivo é promover a partilha de projetos de mobilidade sustentável e debater estratégias para melhorar a mobilidade nas escolas e na sociedade. Cabo Verde será o país convidado nesta edição.

Estratégia Ciclável de Óbidos

Margarida Reis, vereadora com o pelouro do Desporto, da Saúde e Bem-Estar, explicou que “no âmbito do nosso programa Óbidos + Ativo, investimos na promoção da atividade física, incluindo a introdução de bicicletas nas escolas. Vamos começar no jardim de infância e continuar até ao 2.º ciclo, abrangendo cerca de 1.500 alunos. Entregaremos kits com bicicletas e materiais de proteção e ofereceremos formação para educadores, auxiliares e animadores”.

“Observamos que as crianças hoje têm menos habilidades motoras básicas, como equilíbrio e saltos. Devemos incentivar essas habilidades desde cedo, na idade pré-escolar, e aperfeiçoá-las ao longo da vida”, vincou Margarida Reis.

O projeto ECO – Estratégia Ciclável de Óbidos, com um investimento de 52 mil euros, será lançado em outubro e incluirá todos os jardins de infância e complexos escolares. Os alunos do Agrupamento de Escolas de Óbidos terão a oportunidade de aprender a andar de bicicleta, com a continuidade deste hábito em casa. O projeto também contemplará bicicletas adaptadas para crianças com necessidades educativas especiais.

Nuno Zamaro acredita que, em 2024, Óbidos será reconhecida como a Capital da Bicicleta. “Óbidos é um exemplo de vila medieval que se ajusta à modernidade, mantendo o passado e com uma visão de futuro assertiva. Cabo Verde trará projetos inspiradores para possíveis colaborações entre municípios e escolas”, afirmou.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do CIMES 2024, que decorreu esta semana na Praça da Criatividade, foi anunciado o vencedor do Prémio Campainha de Ouro, atribuído a José Manuel Caetano, presidente da Associação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta. O prémio reconhece a sua dedicação à promoção da mobilidade sustentável. Será entregue, no dia 2 de outubro, no decorrer do congresso.

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.