emissão em direto

Obra do lar do Centro Social da Freguesia de Famalicão será comparticipado em 20% pelo município

A Câmara Municipal da Nazaré vai auxiliar a comparticipar a obra de construção da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) do Centro Social da Freguesia de Famalicão. O projeto, que foi submetido ao programa PARES, através de uma candidatura, tem um investimento total de 1,3 milhões de euros, e o município irá financiar a obra em […]

A Câmara Municipal da Nazaré vai auxiliar a comparticipar a obra de construção da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) do Centro Social da Freguesia de Famalicão.

O projeto, que foi submetido ao programa PARES, através de uma candidatura, tem um investimento total de 1,3 milhões de euros, e o município irá financiar a obra em 20%, num total de 383 mil euros.

O presidente do conselho de administração da instituição, Rui Oliveira, que considera que “este apoio será fundamental”.

Esclarece que “ainda este ano irá ser disponibilizada uma parte, e o remanescente será entregue nos próximos dois anos”; a primeira parte, 64 mil euros, deverá ser entregue ainda este ano; a segunda parte, 160 mil euros, em 2025; e a terceira parte, e última, 161 mil euros, em 2026.

Em construção desde o passado dia 11 de maio, o lar irá dar resposta a 53 utentes, num serviço que terá como objetivo principal apoiar pessoas com demência. O foco estará na preparação e formação das equipas que vão integrar esta resposta, mas, além disso, a própria obra está a avançar com foco em algumas preocupações, na conceção e arquitetura, nomeadamente a cor das paredes e dos pavimentos – após as conclusões de um estudo feito por uma empresa que desenvolve trabalho nestas áreas.

Neste momento, “a obra está em velocidade cruzeiro” e a expectativa é que esteja concluída, no máximo, em 24 meses.

Últimas Notícias

Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências

A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

Idoso assassinado em casa por estrangeiro com quem se desentendeu

Agostinho Almeida, um idoso de 71 anos, foi morto à facada na madrugada de sexta-feira na sua casa, na aldeia de Amoreira, no concelho de Óbidos, na sequência de divergências com um homem de 31 anos. A esposa e o filho da vítima mortal também foram atacados e sofreram ferimentos graves. O autor confesso destes crimes foi detido.

Queda de árvore interditou EN114 em Vidais

Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.