emissão em direto

Onda solidária permite montar bicicleta BMX para jovem ucraniano

A onda solidária da comunidade de praticantes de BMX, liderada por Luís Boal, permitiu que um jovem ucraniano conseguisse uma bicicleta para poder desenvolver o seu talento no Skate Park das Caldas da Rainha, depois de ter vindo residir para a região com a mãe, em fuga da guerra no seu país.

A onda solidária da comunidade de praticantes de BMX, liderada por Luís Boal, permitiu que um jovem ucraniano conseguisse uma bicicleta para poder desenvolver o seu talento no Skate Park das Caldas da Rainha, depois de ter vindo residir para a região com a mãe, em fuga da guerra no seu país.

Em meados de abril deste ano, Luís Boal veio do concelho de Porto de Mós para o Skate Park das Caldas da Rainha e encontrou Andriy, apercebendo-se de uma estranha situação. O jovem refugiado aproveitava as pausas de quem andava a praticar para pedir emprestado a bicicleta para fazer manobras na pista.

“Infelizmente ele é mais um dos que está a sofrer com o que se está a passar na Ucrânia. Com toda esta situação ficou sem bicicleta e veio para Portugal apenas com a mãe. Tem um talento extraordinário que neste momento ficou impedido de praticar por falta de condições financeiras”, descreveu Luís Boal, que costuma fazer demonstrações da modalidade.

“O BMX é união” e foi fazendo jus a este lema que Luís Boal resolveu montar uma BMX e oferecer ao jovem ucraniano, com cerca de vinte anos, que deu nas vistas pelo seu à-vontade com que manuseou a bicicleta.

Reunindo algumas peças antigas que tinha em casa, pediu a quem tivesse mais peças para doá-las e assim montar a bicicleta, o que se tornou possível devido à onda de apoio, após a publicação do apelo nas redes sociais.

“Estou orgulhoso de toda a comunidade do BMX em Portugal. Em menos de quatro horas após ter feito o apelo conseguimos arranjar todas as peças. Não aceitei nenhuma doação monetária. A todos os que se ofereceram para ajudar monetariamente o meu muito obrigado, mas como disse pessoalmente a cada um, não foi preciso, pois com a ajuda de todos conseguimos montar a BMX apenas com doações de peças”, manifestou.

Numa mensagem divulgada nas redes sociais, Andriy disse estar “agradecido do fundo do coração” pela oferta. “Ainda não acredito que agora já posso ir ao Skate Park e levar a minha bicicleta e treinar”, confessou.

Últimas Notícias

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).