emissão em direto

Onda solidária permite montar bicicleta BMX para jovem ucraniano

A onda solidária da comunidade de praticantes de BMX, liderada por Luís Boal, permitiu que um jovem ucraniano conseguisse uma bicicleta para poder desenvolver o seu talento no Skate Park das Caldas da Rainha, depois de ter vindo residir para a região com a mãe, em fuga da guerra no seu país.

A onda solidária da comunidade de praticantes de BMX, liderada por Luís Boal, permitiu que um jovem ucraniano conseguisse uma bicicleta para poder desenvolver o seu talento no Skate Park das Caldas da Rainha, depois de ter vindo residir para a região com a mãe, em fuga da guerra no seu país.

Em meados de abril deste ano, Luís Boal veio do concelho de Porto de Mós para o Skate Park das Caldas da Rainha e encontrou Andriy, apercebendo-se de uma estranha situação. O jovem refugiado aproveitava as pausas de quem andava a praticar para pedir emprestado a bicicleta para fazer manobras na pista.

“Infelizmente ele é mais um dos que está a sofrer com o que se está a passar na Ucrânia. Com toda esta situação ficou sem bicicleta e veio para Portugal apenas com a mãe. Tem um talento extraordinário que neste momento ficou impedido de praticar por falta de condições financeiras”, descreveu Luís Boal, que costuma fazer demonstrações da modalidade.

“O BMX é união” e foi fazendo jus a este lema que Luís Boal resolveu montar uma BMX e oferecer ao jovem ucraniano, com cerca de vinte anos, que deu nas vistas pelo seu à-vontade com que manuseou a bicicleta.

Reunindo algumas peças antigas que tinha em casa, pediu a quem tivesse mais peças para doá-las e assim montar a bicicleta, o que se tornou possível devido à onda de apoio, após a publicação do apelo nas redes sociais.

“Estou orgulhoso de toda a comunidade do BMX em Portugal. Em menos de quatro horas após ter feito o apelo conseguimos arranjar todas as peças. Não aceitei nenhuma doação monetária. A todos os que se ofereceram para ajudar monetariamente o meu muito obrigado, mas como disse pessoalmente a cada um, não foi preciso, pois com a ajuda de todos conseguimos montar a BMX apenas com doações de peças”, manifestou.

Numa mensagem divulgada nas redes sociais, Andriy disse estar “agradecido do fundo do coração” pela oferta. “Ainda não acredito que agora já posso ir ao Skate Park e levar a minha bicicleta e treinar”, confessou.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.