emissão em direto

Oppidum Ginja de Óbidos e GinT criam aguardente de ginja

A Oppidum Ginja de Óbidos e a GinT - Premium Spirits, empresas produtoras de bebidas 100% portuguesas, uniram-se para criar uma original e única bebida espirituosa, a aguardente de ginja, obtida por maceração e destilação. Este projeto baseou-se num método criativo, que unificou o saber-fazer de duas empresas, ambas associadas da ANEBE-Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas: da Oppidum, saem as ginjas da região de Óbidos há vários anos em maceração alcoólica, e da GinT, a mestria da destilação.

A Oppidum Ginja de Óbidos e a GinT – Premium Spirits, empresas produtoras de bebidas 100% portuguesas, uniram-se para criar uma original e única bebida espirituosa, a aguardente de ginja, obtida por maceração e destilação. Este projeto baseou-se num método criativo, que unificou o saber-fazer de duas empresas, ambas associadas da ANEBE-Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas: da Oppidum, saem as ginjas da região de Óbidos há vários anos em maceração alcoólica, e da GinT, a mestria da destilação.

Esta bebida espirituosa, com 42% de volume alcoólico, límpida e incolor, beneficia do aroma rico e do sabor da ginja, perfumada, suave e equilibrada no paladar. Um digestivo que pode ser harmonizado com queijos ou com sobremesas e servido à temperatura de 18 a 20°C. A primeira edição está a ser comercializada em garrafas com capacidade de 200 ml.

Para Marta Pimpão, diretora geral da Oppidum Ginja de Óbidos, “a GinT é uma marca com sotaque do Norte e é, com enorme orgulho, que nos aliámos a um gin que tem tudo que ver com a Oppidum e com a nossa história. Tal como a Oppidum, o GinT é 100% português e é produzido de forma tradicional”, explicou a responsável.

De acordo com Tiago Sanches, co-fundador e master distiller da GinT – Premium Spirits, “é com satisfação que nos ligamos a uma empresa que detém uma bebida com particularidades organoléticas únicas, sem quaisquer aditivos artificiais”.

A Oppidum Ginja de Óbidos possui diversos prémios internacionais – Best Portuguese Fruit Liqueur (abril de 2021), medalha de ouro no The Beverage Testing Institute (2018, Chicago), medalha de prata no San Francisco World Spirits Competiton (2014, São Francisco) e medalha de bronze no International Wine and Spirit Competition (2012, Londres) – e é detentora de saberes tradicionais, que transitaram entre gerações, no que respeita à produção, à comercialização (desde 1987) e, mais recentemente, à exportação do licor de ginja de Óbidos, a partir da aldeia de Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos.

Atualmente, a marca possui pontos de venda em Portugal e presença em mais de 20 países.

A GinT – Premium Spirits é uma destilaria situada na freguesia de Guilhabreu, no município nortenho de Vila do Conde, que produz bebidas espirituosas. Conta com dois gins de marca própria, uma vodka aromatizada e dois gins de edição limitada, um dos quais com estágio de dez meses em barril do Vinho do Porto. O GinT Rubro detém duas medalhas de prata (LSC – London Spirits Competition – 2019, Londres e PRODEXPO 2020 – Moscovo) e uma medalha de bronze (IWSC – International Wine and Spirit Competition – 2019, Londres).

Últimas Notícias

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital – Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.