emissão em direto

Ordem do Trevo recolhe brinquedos para o Desembrulhar Sorrisos

No dia 17 de dezembro a Ordem do Trevo vai voltar a “Desembrulhar Sorrisos” nas Caldas da Rainha, com a habitual festa no auditório da Expoeste para as crianças mais carenciadas. Do evento fará parte a entrega dos brinquedos que vão ser recolhidos nas próximas semanas, animação e um mega lanche no átrio do pavilhão.

No dia 17 de dezembro a Ordem do Trevo vai voltar a “Desembrulhar Sorrisos” nas Caldas da Rainha, com a habitual festa no auditório da Expoeste para as crianças mais carenciadas. Do evento fará parte a entrega dos brinquedos que vão ser recolhidos nas próximas semanas, animação e um mega lanche no átrio do pavilhão.

Nesta oitava edição da iniciativa a novidade é uma parceria com a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, com o Comboio de Natal a levar no dia da festa as crianças a viajar da Expoeste até à Praça 25 de Abril, em redor da árvore de dimensões gigantescas que ornamenta o espaço.

São ainda muitas as surpresas e iniciativas preparadas para celebrar em grande a festa do “Desembrulhar Sorrisos”, que irá contar com dança dinamizada pela Escola Vocacional de Dança, canções entoadas por alguns alunos do Agrupamento de Escolas Raul Proença e um momento teatral.

O presidente da Ordem do Trevo, José Viegas, pretende que a Magia do Natal se espalhe pela comunidade.

Foi no passado dia 9, no CCC – Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, que decorreu a sessão de arranque da campanha de angariação de brinquedos, jogos, livros, bonecos, entre outros, novos ou em muito bom estado, que servirão, este ano, para oferecer às 84 crianças (até aos 12 anos) desfavorecidas, apoiadas pela Ordem do Trevo. 

A atividade tem ainda como destinatárias cerca de 70 crianças indicadas pelo Agrupamento de Escolas Raul Proença e Colégio Rainha D. Leonor.

A campanha de recolha de brinquedos termina a 12 de dezembro e poderão ser colocados em caixas decoradas com enfeites natalícios nos parceiros do “Desembrulhar Sorrisos”: Agrupamento Escolas Raul Proença, Colégio Rainha D. Leonor, Crossfit Lusíadas, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Fábrica dos Óculos, Grupo Fábrica, Prontos.com, Trindade Seguros e Vogal Papelaria.

A Fábrica dos Óculos das Caldas da Rainha vai-se envolver na campanha com a recolha de brinquedos em várias lojas a nível nacional.

Este ano os espaços de recolha foram desafiados para um concurso que pretende distinguir as melhores decorações das caixas. Haverá três prémios e a Fábrica dos Óculos vai entregar o prémio para a caixa mais original.

Os artigos serão depois transportados para a Expoeste, onde os voluntários irão fazer a separação por idades e sexos, para depois serem embrulhados.

É feita também uma triagem dos brinquedos que aparecem estragados e que não servem para serem oferecidos. “Gostávamos que as pessoas tivessem atenção ao que oferecem. Queremos brinquedos novos ou em muito bom estado porque já nos chegaram a aparecer bonecas sem cabeça e carros sem rodas”, comentou José Viegas.

Todos os brinquedos que sobrarem serão entregues aos jardins de infância, escolas primárias do concelho e à pediatria do Hospital das Caldas.

O responsável destacou o Agrupamento de Escolas Raul Proença e o Colégio Rainha D. Leonor, que têm colaborado sempre com o “Desembrulhar Sorrisos”, apelando aos outros agrupamentos que se “juntem a nós porque é muito importante abrir sorrisos às nossas crianças”.

Maria Isabel de Sousa, do Agrupamento de Escolas Raul Proença, referiu que é prestigiante ser parceiro desta iniciativa e que tem nos últimos anos “recolhido entre os alunos e suas famílias alimentos para fazer cabazes solidários do natal, que é um ato de cidadania e de querer o bem do outro”.

Luís Gomes, presidente da ACCCRO, revelou que é com muito carinho que “a associação comercial e os seus associados se juntam a este projeto em prol de uma ação de solidariedade social, nomeadamente numa altura que existe uma inflação excecional que está a afetar muitas pessoas e famílias”. 

O presidente da câmara das Caldas, Vitor Marques, enalteceu o trabalho solidário da Ordem do Trevo, salientando que “é uma sorte ter instituições como esta que vão acarinhando aqueles que mais precisam”. 

O autarca revelou estar “preocupado com a situação atual de muitas famílias”, apontando que “esta festa significa magia para muitas crianças”.

Pedidos de ajuda alimentar para cabazes de Natal

No final da festa a Ordem do Trevo vai entregar os cabazes de Natal às 64 famílias que apoia. Segundo José Viegas, o aumento do custo dos bens de “primeira necessidade pode empurrar muitas famílias para a pobreza”. A preocupação é manifestada pelo presidente da Ordem do Trevo, que receia que “mais famílias venham pedir ajuda”. 

Para os cabazes de natal o responsável apela à comunidade que entregue alimentos na Expoeste. “Cada vez mais aparecem famílias com necessidade de apoio e para respondermos afirmativamente necessitamos de mais ajudas para continuarmos a atender com a eficácia que se pretende e que todos merecem”, salientou.

Últimas Notícias

MDM quer combate à violência contra as mulheres 

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalou a 25 de Novembro o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, tendo realizado um jantar-debate na sede do Clube Recreativo Delgadense, na Delgada, no Bombarral e, na véspera, a distribuição de informação no Agrupamento de Escolas Fernão Pó, na vila.

Governador rotário visita clube local

O Rotary Club das Caldas da Rainha recebeu o Governador do Distrito 1960, Vitor Cordeiro, para uma visita de trabalho, no passado dia 14, numa deslocação que teve o seu início na rotunda Rotary (junto ao Continente), onde se fez uma fotografia de grupo junto ao marco rotário.

Água distinguida pela qualidade

A Câmara Municipal do Cadaval voltou a ser contemplada com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” no âmbito da 17.ª Expo Conferência da Água, realizada em Lisboa, no passado dia 22. A autarquia recebe assim, mais uma vez, a distinção que enaltece a qualidade da sua água. A atribuição deste galardão […]

Frederico Silva novamente finalista no Japão 

Chegou ao fim a digressão asiática do atleta caldense Frederico Silva e no quarto e último torneio disputado na cidade japonesa de Yokkaichi, o jogador do Clube de Ténis das Caldas da Rainha voltou a atingir a final do torneio de categoria 80 do ATP Challenger Tour.