emissão em direto

Palestra sobre as transformações da família

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

A iniciativa foi organizada por duas estagiárias da autarquia caldense, Raquel Grilo, que está na unidade de educação social, e Patrícia Branco, na unidade de desenvolvimento humano. Ambas tiraram os cursos de ação e educação social no Politécnico de Leiria. 

Segundo a vereadora, foi-lhes lançado um projeto em conjunto que envolvesse a vertente da social e da educação com o objetivo de se “habituarem a trabalhar de uma forma interdisciplinar”. “Trabalham em áreas diferentes, mas que se relacionam entre si e este tipo de evento em equipa abre-lhes o leque de amplitude e enriquece o seu currículo”, disse Conceição Henriques, destacando a importância de em contexto de trabalho se conseguirem criar sinergias.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Patrícia Branco referiu que promover a palesta contribuiu para o seu “crescimento em termos de trabalho em equipa”, sublinhando que “a área social depende uns dos outros”.

Raquel Grilo disse que o tema teve como intuito alertar para a evolução contemporânea da família: estruturas, funções e necessidades, e ainda informar sobre os apoios existentes.

Engrácia Leandro foi professora catedrática e investigadora do Centro de Investigação de Ciências Sociais da Universidade do Minho e atualmente leciona na Universidade Sénior Rainha Dona Leonor. Começou por referir que historicamente “a família, sendo a instituição mais antiga do mundo, tem uma dupla capacidade, onde tem sabido resistir e adaptar-se a todas as transformações e mutações familiares e sociais, tendo ela própria participado, enquanto “sujeito-ator”, nessa mesma dinâmica social ao longo dos tempos”.

familia 2
– A sessão, moderada por Conceição Henriques, teve como oradoras Fátima Oliveira e Engrácia Leandro

Segundo a socióloga, a família tem “atravessado todas as épocas de profundas transformações políticas, económicas e sociais que, no caso das sociedades ocidentais, foram passando do predomínio das organizações estatais de poderes centralizados para sistemas mais democráticos, em que se valoriza, predominantemente, a liberdade, a racionalidade, a igualdade de oportunidades e o indivíduo”. 

A oradora falou das várias formas de família, do divórcio e das famílias homossexuais.

A investigadora sustentou que nos mais recentes inquéritos locais, europeus e até mundiais, é colocada a família, quase sempre, em primeiro lugar. “Não é a família que está em crise, é o modelo tradicionalista de casamento”, afirma a socióloga. “A família ainda hoje é a instituição que confere solidariedades mais confiantes”, salientou. 

A representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria falou do papel essencial da entidade e dos apoios às famílias.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.