O Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário das Caldas da Rainha (NRDC) promoveu, no passado dia 26, na Universidade Sénior Rainha Dona Leonor, uma palestra sobre Diretivas Antecipadas da Vontade, também conhecidas por Testamento Vital.
Este documento representa a expressão antecipada, consciente, livre e esclarecida da vontade de um utente em relação aos cuidados de saúde que deseja ou não receber, por qualquer motivo, no caso de não ser capaz de manifestar a sua vontade pessoal e autonomamente.
A sessão de esclarecimento teve como objetivos informar e sensibilizar o público, esclarecendo o conceito, a importância e o propósito do documento, assim como consciencializar sobre a relevância das Diretivas Antecipadas da Vontade e elucidar termos e conceitos associados a este processo. Foi também um momento que incentivou a reflexão pessoal em relação aos cuidados de saúde, considerando diferentes cenários e circunstâncias possíveis.
A iniciativa contou com a presença de Ana João Carvalho, médica no Serviço de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria.
Durante a sessão foi proporcionado um espaço para perguntas e respostas, permitindo que os participantes esclarecessem dúvidas e obtivessem informações adicionais sobre o tema. De acordo com Sofia Durão Carvalho, médica e membro da NRDC: “faz parte dos nossos objetivos, enquanto grupo de apoio à comunidade, promover iniciativas de promoção à literacia em saúde, num ambiente descontraído, onde todos possam esclarecer as suas dúvidas junto de profissionais com prática clínica”.
O NRDC é um grupo de trabalho apadrinhado pelo Rotary Club da cidade. Composto exclusivamente por voluntários não rotários, tem como missão realizar projetos sociais significativos para melhorar a qualidade de vida das pessoas na comunidade.
Para o mandato de 2023-2024, o Grupo NRDC – Caldas da Rainha é composto por Paula Ganhão, Ana Isabel Pinto Machado, António Cipriano, Carlos Coutinho, Gonçalo Durão Carvalho, João José Sá Nogueira, José Coutinho, José Machado, Luís Filipe Cajão e Sofia Durão.