emissão em direto

Palhaços animaram seniores cadavalenses

Durante o mês de outubro, os idosos institucionalizados do concelho do Cadaval foram surpreendidos com a visita de palhaços nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) onde se encontram.

Durante o mês de outubro, os idosos institucionalizados do concelho do Cadaval foram surpreendidos com a visita de palhaços nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) onde se encontram.

Esta iniciativa surgiu no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso, que se assinalou a 1 de outubro.

A divertida atividade foi oferecida pelo Município do Cadaval às IPSS que trabalham na área dos seniores, mas foi dinamizada pela Associação Clowncare, e visa promover a qualidade de vida dos idosos institucionalizados através da arte do palhaço. Estas visitas têm um caráter terapêutico e promovem o bem-estar físico e emocional dos utentes.

As sessões/visitas tiveram lugar nos dias 19, 21, 27 e 28 de outubro, sendo realizadas duas sessões em cada um deles (uma no período da manhã e outra no da tarde). Cada sessão durou cerca de uma hora e foi levada a cabo por dois palhaços (do sexo feminino) com formação para o efeito. As artistas interagiram com os seniores através do brincar, da música e do afeto. Através da imaginação desafiaram os idosos a mover-se, a rir e a cantar, combatendo estados de prostração e depressão.

As IPSS abrangidas na iniciativa fizeram um balanço muito positivo. Apesar de ser uma atividade diferente e fora da normal rotina dos seniores, acabou por ser muito bem recebida pelos mesmos, não só por aqueles que têm alguma mobilidade, mas também para os que se encontram acamados, dado que os palhaços também visitaram e interagiram com estes utentes.

A atividade decorreu cumprindo todas as normas de segurança a que as IPSS estão obrigadas no âmbito da Covid-19, dado que as artistas efetuaram testes antes das sessões e utilizaram sempre máscara no decorrer das mesmas.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.