No dia 15 de novembro, às 18h00, o PCP vai realizar, em Caldas da Rainha, na Sala da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, uma audição pública sob o lema “Defender o Serviço Nacional de Saúde – Melhorar os cuidados de saúde na Região Oeste”.
A iniciativa terá a participação de Bernardino Soares, membro do Comité Central do PCP.
“A intervenção do PCP sobre as questões na área da saúde é constante, nomeadamente na exigência da construção do novo hospital do Oeste, como aliás, e por proposta do PCP, foi aprovada no mês de julho em Assembleia da República”, refere o partido.
Para os comunistas, “a medida de fundo indispensável para dar resposta nos cuidados de saúde à população é a garantia de um SNS forte. Só assim se pode garantir um acesso universal, gratuito e de qualidade”.
Para combater a falta de médicos, a solução passa “por recuperar para o serviço público aqueles que foram saindo e interromper este ciclo de saídas no final da formação de muitos jovens médicos para os grupos económicos, o que só será possível com a valorização das carreiras, salários justos e melhores condições de trabalho”. O mesmo é exigido para enfermeiros, técnicos superiores de saúde e outros grupos profissionais.
O PCP sublinha que o distrito de Leiria precisa “do alargamento da rede de cuidados de saúde primários com mais centros de saúde, mais médicos, mais enfermeiros e restantes profissionais, do reforço da capacidade de resposta dos hospitais hoje existentes em Pombal, Leiria, Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche, e da construção do novo hospital Público do Oeste”.