emissão em direto

Pedido de criação da Universidade de Leiria e do Oeste vai ser formalizado este ano letivo

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai dar início ao processo de formalização do pedido de criação da Universidade de Leiria e do Oeste este ano letivo. O anúncio foi feito pelo presidente do IPL, Carlos Rabadão, durante a sessão solene de abertura do ano académico 2024/2025, realizada no passado dia 14, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai dar início ao processo de formalização do pedido de criação da Universidade de Leiria e do Oeste este ano letivo. O anúncio foi feito pelo presidente do IPL, Carlos Rabadão, durante a sessão solene de abertura do ano académico 2024/2025, realizada no passado dia 14, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

“É reconhecido que o Politécnico de Leiria é o principal suporte científico, académico e cultural dos ecossistemas das regiões de Leiria e do Oeste. Mas temos potencial para fazer mais pelo nosso território. Entendemos que estão reunidas as condições para nos constituirmos como Universidade, capaz de adicionar à nossa formação de excelência de base politécnica novas formações igualmente de excelência de base universitária”, afirmou Carlos Rabadão.

O presidente destacou os três cursos de doutoramento já em funcionamento na instituição, nomeadamente Engenharia da Digitalização, realizado em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e com a Technological University of the Shannon (Irlanda), Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, em parceria com a Universidade do Minho, e Criação Artística, em associação com a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico do Porto.

“Aguardamos a acreditação do doutoramento em Engenharia Sustentável de Produto e Processos. Iremos, em março de 2025, submeter propostas de criação de novas ofertas formativas de doutoramento, nomeadamente nas áreas da economia do mar, da sustentabilidade e do desporto”, revelou Carlos Rabadão.

Salientando que o ano de 2025 “continuará a ser muito desafiante” ao nível da criação e renovação de infraestruturas de apoio à atividade letiva, de investigação e ao alojamento de estudantes, o presidente referiu que, no âmbito do Programa Nacional de Alojamento do Ensino Superior (PNAES), o Politécnico de Leiria prevê um investimento global de cerca de 25,7 milhões de euros, que elevará a oferta de alojamento das atuais 703 camas para 1.256.

O Politécnico de Leiria  iniciou a sua atividade em 1980. Está presente na região de Leiria e Oeste através das suas cinco escolas superiores, localizadas nas cidades de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde), Caldas da Rainha (Escola Superior de Artes e Design) e Peniche (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar).

Últimas Notícias

Academia de Música de Óbidos em concerto

O Grande Concerto Anual de Professores da Academia de Música de Óbidos terá lugar no Auditório Municipal Casa da Música, em Óbidos, no dia 23 de novembro, às 21h00, e no dia 24 de novembro, às 16h00.

Governo prevê 265 milhões de euros para o Hospital do Oeste

Em nota explicativa relativa ao Orçamento do Estado, o Ministério da Saúde esclareceu a Assembleia da República de que se encontra prevista uma dotação de 265 milhões de euros (265.176.000 euros) para a construção do Novo Hospital do Oeste, mais o equipamento.

Protesto contra a inexistência de médicos de família

A inexistência de médicos de família, situação que afeta perto de treze mil pessoas, levou no passado sábado a Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral a realizar uma marcha de protesto desde o estabelecimento de saúde até à Praça do Município. O evento contou com cerca de meia centena de participantes.