emissão em direto

Pedido de criação da Universidade de Leiria e do Oeste vai ser formalizado este ano letivo

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai dar início ao processo de formalização do pedido de criação da Universidade de Leiria e do Oeste este ano letivo. O anúncio foi feito pelo presidente do IPL, Carlos Rabadão, durante a sessão solene de abertura do ano académico 2024/2025, realizada no passado dia 14, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai dar início ao processo de formalização do pedido de criação da Universidade de Leiria e do Oeste este ano letivo. O anúncio foi feito pelo presidente do IPL, Carlos Rabadão, durante a sessão solene de abertura do ano académico 2024/2025, realizada no passado dia 14, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

“É reconhecido que o Politécnico de Leiria é o principal suporte científico, académico e cultural dos ecossistemas das regiões de Leiria e do Oeste. Mas temos potencial para fazer mais pelo nosso território. Entendemos que estão reunidas as condições para nos constituirmos como Universidade, capaz de adicionar à nossa formação de excelência de base politécnica novas formações igualmente de excelência de base universitária”, afirmou Carlos Rabadão.

O presidente destacou os três cursos de doutoramento já em funcionamento na instituição, nomeadamente Engenharia da Digitalização, realizado em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e com a Technological University of the Shannon (Irlanda), Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, em parceria com a Universidade do Minho, e Criação Artística, em associação com a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico do Porto.

“Aguardamos a acreditação do doutoramento em Engenharia Sustentável de Produto e Processos. Iremos, em março de 2025, submeter propostas de criação de novas ofertas formativas de doutoramento, nomeadamente nas áreas da economia do mar, da sustentabilidade e do desporto”, revelou Carlos Rabadão.

Salientando que o ano de 2025 “continuará a ser muito desafiante” ao nível da criação e renovação de infraestruturas de apoio à atividade letiva, de investigação e ao alojamento de estudantes, o presidente referiu que, no âmbito do Programa Nacional de Alojamento do Ensino Superior (PNAES), o Politécnico de Leiria prevê um investimento global de cerca de 25,7 milhões de euros, que elevará a oferta de alojamento das atuais 703 camas para 1.256.

O Politécnico de Leiria  iniciou a sua atividade em 1980. Está presente na região de Leiria e Oeste através das suas cinco escolas superiores, localizadas nas cidades de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde), Caldas da Rainha (Escola Superior de Artes e Design) e Peniche (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar).

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.