emissão em direto

Percurso assustador de Halloween esgotou sessões

A Colmeia, edifício localizado junto aos Silos, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma noite de Halloween inesquecível no dia 31 de outubro, com um percurso assustador que superou as expetativas. Organizado pela Expand, grupo de organização de eventos culturais e artísticos para jovens, o evento “A Visita” foi um sucesso, atraindo mais de 100 pessoas para uma experiência imersiva e aterradora.

A Colmeia, edifício localizado junto aos Silos, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma noite de Halloween inesquecível no dia 31 de outubro, com um percurso assustador que superou as expetativas. Organizado pela Expand, grupo de organização de eventos culturais e artísticos para jovens, o evento “A Visita” foi um sucesso, atraindo mais de 100 pessoas para uma experiência imersiva e aterradora.

A iniciativa destaca-se como mais um exemplo do crescente envolvimento da comunidade caldense nas celebrações de Halloween, uma tradição originalmente norte-americana que ganha cada vez mais adeptos em Portugal e nesta região.

João Amaral e Erica Pimentel, antigos alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e membros da Expand, partilharam com o Jornal das Caldas os detalhes por detrás do enredo macabro do percurso. Inspirados pela atmosfera inquietante do edifício e aproveitando o cenário de roupas espalhadas pelo chão, os organizadores criaram uma narrativa em torno de um serial killer fictício, que, segundo a história, habitaria no espaço. Ao longo do percurso, os visitantes encontraram “vítimas” da personagem assassina, que, interpretando espíritos, contavam histórias arrepiantes de como perderam a vida nas mãos do assassino. O clímax do percurso “surge com o encontro final com o serial killer, que obriga os participantes a uma fuga frenética para escaparem”.

“Não estávamos à espera de tanta afluência. Este evento ultrapassou completamente as nossas expetativas, especialmente considerando que temos sentido alguma dificuldade em atrair pessoas para outros eventos culturais que organizamos”, afirmou a organização, que se sentiu surpreendida pelo entusiasmo e receção calorosa do público, o que levou a Expand a organizar várias sessões adicionais com grupos limitados de oito pessoas.

Gabriel Salvador, também elemento da Expand, revelou que inicialmente esperavam cerca de 50 pessoas, mas as inscrições rapidamente duplicaram, uma adesão que exigiu reforços logísticos e mais sessões para acomodar todos os participantes. “A dinâmica do evento, enriquecida com elementos teatrais, foi muito elogiada. Foi extremamente positivo para nós enquanto organização e vamos trabalhar para manter esta fórmula de sucesso”, adiantou.

Dado o êxito de “A Visita”, a Expand anunciou já a intenção de em 2025 trazer outra história de uma casa assobrada.

Pretende ainda organizar eventos de dois em dois meses, oferecendo novas oportunidades para quem procura experiências culturais e artísticas.

Depois do percurso assustador decorreu uma festa de Halloween, que teve lugar no Central Silos com o DJ Fred, onde houve um concurso para o melhor disfarce.

Halloween 2 1
O percurso assustador decorreu no edifício da Colmeia (junto aos Silos)

Halloween 4
Os elementos teatrais foram elogiados
 

Últimas Notícias

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.