emissão em direto

Petição para reconstruir monumento de homenagem ao homem do mar

Jorge Maia, cidadão de Peniche, preocupado com o património cultural e a história do concelho, lançou no último dia de novembro - Mês do Mar - uma petição pública para a reconstrução à entrada da ribeira velha do monumento de homenagem ao homem do mar, que encontrava-se em estado de degradação e sofreu uma derrocada em dezembro de 2020.

Jorge Maia, cidadão de Peniche, preocupado com o património cultural e a história do concelho, lançou no último dia de novembro – Mês do Mar – uma petição pública para a reconstrução à entrada da ribeira velha do monumento de homenagem ao homem do mar, que encontrava-se em estado de degradação e sofreu uma derrocada em dezembro de 2020.

“Em 2022 comemoram-se os 30 anos da sua inauguração e os 65 anos da ideia ter surgido. Será deste modo o ano ideal para que este processo de implementação e inauguração de uma réplica da estátua original possa decorrer”, sustentou.

No seu entender, “tal não impede a existência de outros monumentos de homenagem, noutras localizações, numa visão artística que seja mais realista e consensual entre a comunidade local”.

Obra do escultor João Duarte, distinguida pela Academia Nacional de Belas Artes com o “Prémio Doutor Gustavo Cordeiro Ramos/92”, que destaca em anos alternados obras de pintura e escultura consideradas mais relevantes, foi inaugurada nas Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, a 3 de agosto de 1992.

Trata-se de uma estátua criada com o intuito de homenagear os penichenses que dedicaram a sua vida ao mar.

Devido ao perigo de queda, a Câmara decidiu remover toda a obra que restava.

Este ano, durante um mês, a Câmara Municipal de Peniche procurou recolher a opinião dos cidadãos, tendo feito uma consulta à população, e a opção mais votada foi a construção de outro monumento no mesmo local.

Últimas Notícias

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.